O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), criado oficialmente em 1965 e atualmente regido pelo Decreto nº 7.948, oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

O PEC-G é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país. O processo de seleção se dá nas embaixadas/consulados brasileiros localizados nos países de origem dos candidatos, após verificação da oferta das vagas disponibilizadas pelas instituições brasileiras participantes do programa.

Confira oportunidades do programa, disponíveis no site do Ministério de Relações Exteriores.

Mais informações sobre o registro acadêmico de candidatos selecionados pelo programa para ingresso na graduação da UFMG e transferência de alunos do PEC-G no site do DRCA.

Para participar do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), é necessário comprovar proficiência em língua portuguesa. Uma das formas de cumprir esse requisito é obter o certificado do Celpe-Bras, o exame oficial de proficiência em português. As provas são realizadas em diversos países, incluindo o Brasil.

Caso o candidato precise do certificado Celpe-Bras para ingressar no PEC-G, mas não tenha a oportunidade de realizar o exame em seu país de origem, é possível se inscrever no Programa Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). No PEC-PLE, o estudante passará o primeiro ano no Brasil, participando de um curso gratuito de língua portuguesa e cultura brasileira. Ao final do ano, o aluno realizará o exame Celpe-Bras e, após obter o certificado, poderá iniciar seu curso de graduação no PEC-G.

Confira oportunidades do programa, disponíveis no site do Ministério de Relações Exteriores.

Processo seletivo destinado a refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário de acolhida humanitária e portadores de autorização de residência para fins de acolhida humanitária.

Edital e informações sobre o processo, consultar o site da COPEVE

Para se tornar um aluno regularmente matriculado em um curso de graduação na UFMG e realizá-lo inteiramente no Brasil, o estudante estrangeiro precisa se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – realizado anualmente, e ser aprovado através do Sistema de Seleção Unificada- SISU.

Mais informações sobre o ENEM, clique aqui.

A aceitação de um aluno de outra Instituição de Ensino Superior (IES), seja ela nacional ou estrangeira, é condicionada à existência de vagas remanescentes.

Mais informações no site da Copeve, clicando aqui.