I Jornada de Estudos Europeus

I Jornada de Estudos Europeus será realizada nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2014, no Auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE). O objetivo central do evento é estreitar os laços com outros Centros já estabelecidos no Brasil e no mundo e contará com a presença de representantes de instituições prestigiosas, como o Collège d’Europe, de Bruges, a University of Kent, a Freie Universität Berlin, a Università di Bologna, entre outras. A conferência de abertura será proferida pela Embaixadora Ana Paula Zacarias, da Delegação da União Europeia no Brasil.

Além de poder compartilhar experiências com estes outros Centros, espera-se criar também uma rede de contatos para trabalhos colaborativos Brasil-Europa e consolidar parcerias já existentes, inclusive com a apresentação de possibilidades de financiamento a projetos de pesquisa. Com esse intuito, no dia 18, será organizada uma reunião tendo como público alvo pesquisadores da UFMG com laços ou projetos comuns com a Europa. O Encontro contará com a participação de representantes de agências de fomento europeias, além de  experts de universidades familiarizados com editais e fontes de financiamento do velho continente, abertos a parcerias com a comunidade internacional, inclusive Brasil.

Aproveitamos a ocasião para divulgar o Edital para Apoio à Criação e Consolidação da Assessoria Internacional lançado pela Fapemig, que contempla estudos europeus e que disponibiliza um total de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) de recursos para financiamento. Tal iniciativa significa uma excelente oportunidade para sustentar e consolidar os esforços do CEE neste seu primeiro ano de existência, coroando uma série de conversas da Coordenação do Centro com a direção da Fapemig, iniciadas em 2012, resultando no edital agora publicado – o primeiro de uma série –, dirigido à comunidade acadêmica do Estado de Minas Gerais, e podendo a UFMG se beneficiar largamente do mesmo, em razão de seus laços históricos com o Continente. O Edital será apresentado e discutido na Jornada.

O evento será realizado em inglês e sua Programação está disponível abaixo:

1st EUROPEAN STUDIES CENTER CONFERENCE  –  UFMG – FEBRUARY 2014

EUROPEAN STUDIES TODAY: EXPERIMENTS AND MODELS

Goals: Discuss models and experiments concerning European Studies in Brazil and other countries and regions of the world. Support recently opened UFMG European Studies Center (CEE Portuguese acronym), in modeling its own way and institutional design. Foster exchange of Brazilian and European institutions, having Europe as a theme and  goal of its investigations, interests and background.

Day 1: February 17th

9:00AM  Opening: European Union and New Challenges for Higher Education and European Studies in the World – Possibilities of Narrowing Relationships and establishing partnerships with Brazil

Speaker: Ana Paula Zacarias (Brazil’s EU Delegation)

10:30   Panel 1: European Studies in Europe

Speakers: Juhana Aunesluoma (Helsinki Network for European Studies) and Ana de Medeiros (University of Kent)

Moderator: Ana Maria Rabelo Gomes

12:00   Lunch Break

14:00   Panel 2: European Studies in Europe

Speakers: Jörg Monar (Collège d’Europe), Andrea Ribeiro Hoffmann (Freie Universität Berlin), Marco Borraccetti (Università di Bologna -UniBo)

Moderator:  Vera França

16:00 – 17:00  Coffee

Day 2: February 18th

9:00       Panel 3: European Studies outside Europe

Speakers: Hideki Hayashi (Hitotsubashi University) and Matthew Rosenstein (University of Illinois)

Moderator: Alexandre Cunha

10:30   Panel 4: European Studies in Brazil

Speakers: Elena Lazarou (Fundação Getúlio Vargas – FGV), Julie Schmied (UnB) and Myriam Ávila (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)

Moderator: Ivan Domingues

12:00   Lunch Break

14:00   Meeting with UFMG Researchers – Presentation of CEE Actions and Calls for Projects (Possible Grants and Other Topics)

Participants: Dietrich Halm (Deutsche Forchungsgemeinschaft – DFG), Christian Müller (Deutscher Akademischer Austauschdienst – DAAD), Alessia Franchini (UniBo) and Alexandre Cunha (UFMG)

Moderator: Myriam Ávila

16:00 – 17:00  Coffee

16:30   Closing