
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) tornam público o presente Edital e convidam os interessados a se inscreverem nos termos aqui estabelecidos.
Para a edição deste ano, o tema escolhido foi “Segurança alimentar no contexto das mudanças climáticas”, que abordará as seguintes linhas de pesquisa:
i) Resiliência dos agricultores familiares e comunidades tradicionais às mudanças climáticas;
ii) Preservação da biodiversidade alimentar frente às mudanças climáticas;
iii) Uso de tecnologias da informação, incluindo Inteligência Artificial, na agricultura para enfrentamento às mudanças climáticas;
iv) Monitoramento das mudanças climáticas e transformação das paisagens;
v) Exigibilidade do direito humano à alimentação e nutrição adequadas de populações vulnerabilizadas pelas mudanças climáticas;
vi) Estratégias em segurança alimentar de proteção e defesa aos desastres naturais agravados pelas mudanças climáticas.
As inscrições para o Prêmio MERCOSUL permanecerão abertas até as 18 horas (horário de Brasília) de 1º de setembro próximo.
A premiação é dividida em cinco categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração.
Os requisitos e detalhes para a submissão das propostas encontram-se relacionados no edital publicado na página eletrônica do Prêmio.
Como nas edições anteriores, além de certificado e publicação do respectivo trabalho em livro, os agraciados com o primeiro lugar em cada categoria do Prêmio serão contemplados com uma premiação em espécie variando de R$ 20.000,00 (para iniciação científica) a R$ 60.000,00 (para categoria integração).
De acordo com o cronograma do edital, a divulgação do resultado ocorrerá em 30/10/2025, na página do Prêmio na Internet.
Mais informações sobre o Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia – Edição 2025 podem ser obtidas pelo e-mail atendimento@cnpq.br e nos sites: premiomercosul.cnpq.br e recyt.mercosur.int.
*OBS: esta é uma divulgação externa de instituição parceira; portanto, a DRI não se responsabiliza por eventuais questões.