No dia 10 de maio, o professor Aziz Tuffi Saliba, Diretor do Gabinete de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), juntamente com Leandro Rodrigues Alves Diniz, Diretor do Instituto Confúcio da UFMG, e outros dois, visitaram o HUST. Chen Jie, Diretor do Gabinete de Assuntos Internacionais do HUST, reuniu-se com a delegação.
Chen Jie, em seu discurso, deu as boas-vindas à comitiva da UFMG, destacando que a visita marcou o primeiro encontro presencial entre o HUST e a UFMG no pós-pandemia. Nos últimos anos, ela disse, a UFMG e o HUST uniram forças para estabelecer o Instituto Confúcio, uma plataforma para difundir a língua e a cultura chinesas.
O professor Aziz expressou sua gratidão pela calorosa recepção do HUST e enfatizando o sucesso retumbante dos esforços de colaboração entre a UFMG e o HUST na última década, destacando a importância de expandir o escopo da cooperação no futuro.
Em 2013, uma colaboração entre o HUST e a UFMG no Brasil deu origem à criação do Instituto Confúcio (IC), marcando um dos três ICs formados por meio da parceria com o HUST. O IC da UFMG, fortemente inserido na comunidade local, tem se dedicado à propagação da língua e cultura chinesas, fomentando talentos com profundo conhecimento da língua e da cultura chinesas.
A UFMG envia anualmente alunos ao HUST para intercâmbio acadêmico. Quatro alunos da Escola de Humanidades e da Escola de Línguas Estrangeiras do HUST já se envolveram em programas de acampamento de verão hospedados na UFMG. Além disso, estudiosos de ambas as universidades promoveram a cooperação em vários campos, como economia e planejamento urbano.
Fonte: english.hust.edu.cn