Prezados(as) membros parceiros, É um prazer entrar em contato em nome da Universidade de São Paulo (USP) para convidar seus estudantes e pesquisadores(as) em início de carreira a se candidatarem à São Paulo School of Advanced Science on Immigration, Environmental Violence and Colonialism: Strategies and Policies for Current Dynamics of Expulsion and Resistance (SPSAS), que acontecerá de 25 de julho a 5 de agosto de 2026, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Brasil. Esta escola de verão interdisciplinar é organizada pelo Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL/IPUSP) e financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O programa oferece um ambiente acadêmico avançado para discussões teóricas e empíricas sobre temas centrais da Psicologia contemporânea, incluindo experiências subjetivas de deslocamento, violência ambiental, colonialidade e formas de resistência social, integrando perspectivas psicológicas, psicanalíticas, sociais e políticas. Informações principais para os(as) candidatos(as): 📍 Idioma de instrução: inglês 🎓 Público-alvo: estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado 💸 Taxa de participação: gratuita ✈️ Financiamento da FAPESP: para participantes provenientes de outras cidades ou países, a FAPESP cobre custos de viagem, seguro-viagem, hospedagem, alimentação e transporte local, de acordo com as normas da agência 📅 Prazo para inscrições nacionais e internacionais: 20 de janeiro de 2026 Informações detalhadas sobre o programa, critérios de elegibilidade e processo de inscrição estão disponíveis em 👉 https://internationaloffice.usp.br/spsas/ A SPSAS oferece uma oportunidade única para que estudantes aprofundem suas pesquisas, interajam com renomados(as) pesquisadores(as) internacionais e participem de debates de alto nível que conectam a Psicologia às dinâmicas globais de migração, exclusão e injustiça ambiental. Será uma honra receber estudantes e pesquisadores(as) em início de carreira de sua instituição. Atenciosamente,A Universidade de São Paulo (USP) abre inscrições para estudantes e pesquisadores(as) em início de carreira a se candidatarem à São Paulo School of Advanced Science on Immigration, Environmental Violence and Colonialism: Strategies and Policies for Current Dynamics of Expulsion and Resistance (SPSAS), que acontecerá de 25 de julho a 5 de agosto de 2026, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Brasil.

Esta escola de verão interdisciplinar é organizada pelo Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL/IPUSP) e financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O programa oferece um ambiente acadêmico avançado para discussões teóricas e empíricas sobre temas centrais da Psicologia contemporânea, incluindo experiências subjetivas de deslocamento, violência ambiental, colonialidade e formas de resistência social, integrando perspectivas psicológicas, psicanalíticas, sociais e políticas.

Informações principais para os(as) candidatos(as):

📍 Idioma de instrução: inglês

🎓 Público-alvo: estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado

💸 Taxa de participação: gratuita

✈️ Financiamento da FAPESP: para participantes provenientes de outras cidades ou países, a FAPESP cobre custos de viagem, seguro-viagem, hospedagem, alimentação e transporte local, de acordo com as normas da agência

📅 Prazo para inscrições nacionais e internacionais: 20 de janeiro de 2026

Informações detalhadas sobre o programa, critérios de elegibilidade e processo de inscrição estão disponíveis em 👉 https://internationaloffice.usp.br/spsas/

A SPSAS oferece uma oportunidade única para que estudantes aprofundem suas pesquisas, interajam com renomados(as) pesquisadores(as) internacionais e participem de debates de alto nível que conectam a Psicologia às dinâmicas globais de migração, exclusão e injustiça ambiental.