Está aberto o período de envio de candidaturas para o Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) 2022/23, programa do governo canadense destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, que concede bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá a estudantes da América Latina. As informações completas podem ser encontradas no site oficial do programa.

Para alunos de graduação, o programa exige a existência de, pelo menos, um acordo de cooperação (ou Memorandum of Understanding) válido entre a universidade de destino e a UFMG. No entanto, para a pós-graduação esta exigência não é obrigatória. É de responsabilidade do estudante informar-se sobre os procedimentos de candidatura para as universidades do programa, visto que cada universidade possui trâmites e requisitos próprios. 

Ressaltamos que, caso a universidade anfitriã solicite nomeação por meio de convênio de intercâmbio vigente, essa nomeação só será concedida aos estudantes alocados no Edital Unificado 005_2021 para essa mesma universidade. A lista das instituições conveniadas com a UFMG e os tipos de convênio podem ser acessados no site da DRI.

Estudantes que desejarem realizar mobilidade de pesquisa para universidade que não é conveniada com a UFMG deverão encaminhar as orientações de candidatura e contato da universidade de destino para selecao@dri.ufmg.br

Estudantes que desejarem candidatar-se a mais de uma universidade, deverão preencher um formulário para cada candidatura. Formulários com documentação e/ou dados incompletos ou incorretos serão desconsiderados. Será considerado o último preenchimento nos casos de múltiplas submissões.

Para se inscrever:

As solicitações de participação referentes ao programa deverão ser feitas por meio de formulário eletrônico, contendo os seguintes documentos em PDF único:

– Comprovante de matrícula atualizado;

– Carta de Intenções (Letter of Intent);

Letter of Support de um representante acadêmico da UFMG;

– Passaporte (Proof of Citizenship) – algumas universidades aceitam a identidade;

– Carta convite (Letter of Support) de um professor orientador (para mobilidades de      

  pesquisa);

– Termo de Privacidade (Privacy Notice Statement)

 Sem esses documentos a candidatura não poderá ser realizada.


Após o recebimento do(s) formulário(s), a DRI entrará em contato com a universidade de interesse do estudante para análise da solicitação. Cada candidatura dependerá dos critérios específicos das instituições. Algumas delas podem exigir procedimentos e documentos adicionais aos já requeridos. É de responsabilidade do estudante informar-se sobre os procedimentos de candidatura para as universidades participantes do programa e verificar se preenche os requisitos para recebimento da bolsa.   

Nos casos em que a universidade limitar o número de indicações da UFMG, serão indicados os primeiros estudantes que realizarem a solicitação de forma completa e correta para a referida universidade.

Declarações e/ou cartas não serão emitidas caso informações e documentos solicitados não tenham sido entregues corretamente e dentro do prazo. 

O prazo final de inscrição no programa ELAP é 22 de março de 2022. No entanto, várias universidades encerram suas nomeações antes dessa data. Fiquem atentos!

Todas as informações devem ser lidas atentamente no site oficial do ELAP.

Dúvidas devem ser encaminhadas a selecao@dri.ufmg.br