Dia 9 de outubro, os estudantes intercambistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a gestora Gabriela Mirta da Universidade Nacional de Córdoba participaram de mais uma Atividade de Formação Multicultural (AFMC) em Ouro Preto-MG. O destino foi escolhido por sua rica herança cultural e por seu papel relevante na história do país, que preserva patrimônios do período colonial e da Inconfidência Mineira. Tal atividade tem o objetivo de proporcionar aprendizados e fortalecer os laços entre os estudantes estrangeiros e a cultura mineira.

 

Ao chegar na cidade de Ouro Preto-MG, a primeira visita foi na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e da Misericórdia, de onde foi possível ter um panorama do centro histórico. Em seguida, fomos à feira de artesanato local. Na visita à Igreja São Francisco de Assis, podemos admirar as obras de Aleijadinho e a riqueza do ouro  que faz jus ao antigo nome da cidade – Vila Rica. No Museu da Inconfidência, conhecemos artefatos interessantes dos séculos XVII e XVIII, bem como os túmulos dos revolucionários inconfidentes e de Marília de Dirceu, personagem importante da poesia mineira do período inconfidente. A última parada foi na Casa dos Contos, onde entendemos mais sobre a história dos regimes monetários do Brasil. O local também abriga uma senzala e uma trilha que proporcionou uma reflexão sobre o passado escravista do país.

As AFMCs são organizadas pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), e nesta edição foi acompanhada pelo estagiário Vitor Nascimento e pela Luciana Versiani, do Setor de Mobilidade da DRI.