No dia 25 de outubro, o setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, por meio do Programa de Apadrinhamento, promoveu mais uma atividade de Formação Multicultural com a visita ao Parque Estadual do Sumidouro, uma unidade de conservação localizada nos municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa no estado de Minas Gerais.
Cerca de 40 estudantes internacionais, com seus padrinhos e suas madrinhas, em um tour guiado, visitaram a gruta da Lapinha e o Museu Peter Lund. Rachel Marques, estudante da UFMG e uma das madrinhas compartilhou sua experiência: “Mesmo morando em BH por boa parte da minha vida, nunca tinha visitado a gruta da lapinha. Foi uma experiência engrandecedora e é muito bacana ver como Minas Gerais é um estado rico e singular”.
A atividade foi organizada pela responsável do setor de Acolhimento da DRI, Elaine Parreiras e da estudante bolsista Luísa Perini, com apoio da servidora Tatiana Marques, que acompanhou o grupo. O objetivo é fortalecer a conexão dos estudantes internacionais com a comunidade acadêmica ao longo do semestre e integrá-los à cultura, aos elementos naturais e à história brasileira.
O Parque Sumidouro recebeu este nome por causa de sua lagoa, que possui uma abertura natural para uma rede de galerias, em que um curso d ‘água penetra no subsolo denominado “sumidouro”, termo que vem da palavra indígena “Anhanhonhacanhuva”.