Estará aberto do dia 14/01/2025 a 01/04/2025 o prazo para solicitar as bolsas financiadas conjuntamente pelo Grupo Tordesillas e pela Fundação Carolina para estadias de curta duração para investigação de professores doutores das universidades brasileiras e portuguesas do Grupo de Tordesillas, com destino a universidades espanholas do Grupo de Tordesillas. As bolsas de curta duração visam completar a formação pós-doutoral dos docentes dos centros universitários brasileiros e portugueses que integram o Grupo Tordesillas.
Os candidatos selecionados para este programa de curta estadia de pós-doutorado deverão permanecer na Espanha por um período de período mínimo de um mês e máximo de três meses e sempre com aval do corpo docente ou pesquisador do centro anfitrião espanhol que faz parte do Grupo de Tordesillas. Em todos os casos, é o Grupo Tordesillas que regista eletronicamente as candidaturas na plataforma da Fundação Carolina. Estão sendo oferecidas 10 bolsas de pós-doutorado de curta duração para o ano acadêmico de 2025/2026. A duração da estadia será de no mínimo um mês e no máximo três meses, num período compreendido entre 1º Setembro de 2025 e 31 de julho de 2026.
Os seguintes requisitos devem ser atendidos:
- Ter cidadania de um país que faça parte da Comunidade Ibero-Americana de Nações, exceto Espanha;
- Possuir título de doutor;
- Ser professor de uma universidade brasileira ou portuguesa que faça parte do Grupo Tordesillas, com certificação da compromisso institucional de retorno, uma vez encerrada a estadia;
- Atender aos requisitos de excelência curricular e experiência profissional;
- Cumprir os requisitos legais ou contratuais estabelecidos pelo Grupo Tordesillas e pela Fundação Carolina;
- Ter obtido previamente o convite da universidade espanhola que integra o Grupo de Tordesillas, na qual a investigação será desenvolvida;
- Serão considerados positivamente os candidatos que estejam colaborando em uma das Faculdades Doutorais de Tordesillas;
- Não ser residente na Espanha;
- Não ter usufruído anteriormente de bolsa deste programa: Mobilidade de docentes em universidades do Grupo Tordesillas.
Como aplicar:
Envie esta documentação digitalizada para o Grupo Tordesillas (gtordesillas.secretaria@uva.es):
- Passaporte;
- Diploma de Doutorado;
- Comprovante de vínculo empregatício com a universidade brasileira/portuguesa pertencente ao Grupo Tordesilhas;
- Carta de aceitação/convite da universidade anfitriã espanhola que faz parte do Grupo de Tordesilhas, na qual indicar a duração da estadia (número de meses).
O Grupo Tordesillas, uma vez recebida esta documentação, registrará eletronicamente o seu pedido e, em seguida, você receberá um e-mail automático com instruções sobre como acessar o formulário que você deve preencher.
Benefícios da bolsa de estudos:
- Uma passagem aérea de ida e volta, em classe econômica;
- Seguro de saúde não farmacêutico;
- O valor de 1.200 euros por mês, para alojamento e manutenção.
As bolsas de curta duração para pós-doutoramento baseiam-se num regime de cofinanciamento em que o Fundação Carolina e Grupo Tordesillas. O sistema de cofinanciamento é o seguinte:
Em nome do Grupo Tordesillas:
- O valor de 600 euros por mês durante a estadia do bolsista na Espanha.
Em nome da Fundação Carolina:
- Uma passagem aérea de ida e volta em classe econômica.
- Seguro de saúde não farmacêutico.
- O montante de 600 euros mensais para atingir os 1.200 euros mensais em apoio à habitação e manutenção na Espanha.
Centros de Recebimento
A estadia pode ser realizada em qualquer uma das universidades espanholas que fazem parte do Grupo de Tordesilhas. Para efetivação da bolsa é necessário que, no momento da formalização da inscrição, o interessado tenha com um convite da universidade ou centro escolhido. Em nenhum caso a Fundação Carolina processa estes convites.
Prazo
O Grupo Tordesillas aceitará inscrições até 1º de abril de 2025, inclusive. Após essa data, NÃO serão aceitas novas inscrições. Adicionalmente, o Grupo Tordesillas tem até 3 de abril de 2025, inclusive, para registar a inscrições recebidas até 1º de abril, e que estejam válidas, no site específico oculto da Fundação Carolina designada para esse fim, seguindo o procedimento estabelecido bilateralmente. O prazo para divulgação dos resultados será 31 de julho de 2025.
Mais informações, veja a Convocatória: C.2025.