O Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA), em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), promove, durante a exposição “Memórias Encontradas: entre a solidariedade e a perseguição“, uma sessão do filme “Batismo de Sangue”, de Helvécio Ratton. Baseado no livro homônimo de Frei Beto, que relata fatos reais, o longa narra a história de cinco freis dominicanos que, no fim da década de 1960, se envolvem com o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado à época por Carlos Marighella. O grupo se dispersa, mas vários deles acabam presos e são brutalmente torturados, o que leva ao assassinato de Marighella. Com a exceção de Frei Tito, que deixa o Brasil entre os 70 presos trocados pelo embaixador suíço e segue para a França, os demais são condenados a quatro anos de prisão. Segunda-feira, dia 26 de maio 17h às 19h – Auditório Bicalho, Fafich Filme “Batismo de Sangue” Direção: Helvécio Ratton Drama, 2007, Brasil, 1h50min Com Caio Blat, Daniel de Oliveira, Cássio Gabus Mendes, Ângelo Antônio, Léo Quintão e outros.

O Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA), em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), promove, durante a exposição “Memórias Encontradas: entre a solidariedade e a perseguição“, uma sessão do filme “Batismo de Sangue”, de Helvécio Ratton.

Baseado no livro homônimo de Frei Beto, que relata fatos reais, o longa narra a história de cinco freis dominicanos que, no fim da década de 1960, se envolvem com o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado à época por Carlos Marighella. O grupo se dispersa, mas vários deles acabam presos e são brutalmente torturados, o que leva ao assassinato de Marighella. Com a exceção de Frei Tito, que deixa o Brasil entre os 70 presos trocados pelo embaixador suíço e segue para a França, os demais são condenados a quatro anos de prisão.

Segunda-feira, dia 26 de maio

17h às 19h – Auditório Bicalho, Fafich

Filme “Batismo de Sangue”

Direção: Helvécio Ratton

Drama, 2007, Brasil, 1h50min

Com Caio Blat, Daniel de Oliveira, Cássio Gabus Mendes, Ângelo Antônio, Léo Quintão e outros.