
O Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA), em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), promove, durante a exposição “Memórias Encontradas: entre a solidariedade e a perseguição“, uma sessão comentada do filme “Carta de Linhares: a tortura revelada”.
O documentário, lançado em 2024, será exibido no dia 19/05, no auditório Baesse, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFMG), Campus Pampulha, às 17h. Após a exibição, haverá um debate com o diretor, Marcelo Passos, e o ex-preso político e ex-exilado no Chile, Marco Antônio Meyer.
Produzido pela M3 Vídeo e dirigido por Marcelo Passos, o documentário traz depoimentos, bastidores e relata como circulou a carta de 1969 que denunciava, com detalhes, a prática da tortura pela ditadura militar brasileira. Assinaram a carta 12 jovens militantes do grupo de resistência Comando de Libertação Nacional (Colina), presos em Belo Horizonte, que, após passarem pela prisão no DOPS, foram levados para a Penitenciária de Linhares, em Juiz de Fora.
A Carta de Linhares revela, em 28 páginas e com riqueza de detalhes, a tortura sofrida por cada um dos presos, citando os nomes dos torturadores e descrevendo os métodos utilizados. O texto denuncia, inclusive, a morte de João Lucas Alves, brutalmente torturado na Delegacia de Furtos e Roubos de BH.
O documentário resgata um dos documentos mais importantes da resistência democrática à ditadura militar no Brasil. Sua exibição reforça a necessidade de lembrar e combater as violações de direitos, tanto no passado quanto no presente.
A programação acontecerá no dia 19/05, às 17h, no Auditório Baesse – Fafich/UFMG (Campus Pampulha).
As inscrições para esta e outras atividades da exposição podem ser feitas por meio deste link.