Está escrito: Palestra aprender a ler e escrever português em São Tomé e Príncipe (África): Desafios e possibilidades. Mediador - Marcos Alexandre (FALE-UFMG). Palestrante: Prof.ª Francisca Izabel Pereira Maciel (FAE-Ceale-UFMG). 11/05, 17h

A Diretoria de Relações Internacionais convida a todos para a palestra “Aprender a ler e escrever português em São Tomé e Príncipe (África): Desafios e possibilidades“, ministrada pela professora Francisca Izabel Pereira Maciel, em uma iniciativa do Centro de Estudos Africanos da UFMG.

A proposta da palestra é um diálogo com pesquisas que tematizam sobre o lugar das Línguas Nativas e da Língua Portuguesa em países africanos – ex-colônias de Portugal – e das experiências como professores de alfabetização de jovens e adultos em Cabo Verde e em São Tomé e Príncipe. O encontro discutirá os desafios e possibilidades sobre: Ensinar (aprender) qual Língua? Ler (produzir) qual Língua?

A palestra acontecerá no dia 11 de maio, às 17h, e será transmitida pelo canal da DRI no Youtube.

Haverá emissão de certificados – Somente para os participantes que realizarem a inscrição no link gerado durante o evento ao vivo.

Profª. Francisca é Doutora em Educação pela UFMG e coordenadora do grupo de pesquisa “Alfabetização no Brasil: O Estado do Conhecimento” e membro do Comitê Gestor do Centro de Estudos Africanos da UFMG (2018-2020). Tem também atuação acadêmica em alfabetização, leitura e escrita de crianças, jovens e adultos e história da leitura, da escrita e dos métodos de alfabetização.