
Na última quarta-feira, dia 26 de junho, a Profª. Maria Aparecida Moura (Cida Moura), da Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG), foi homenageada pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Moçambique, durante o Seminário sobre Autoridade Epistêmica em Tempos de Inteligência Artificial Generativa. A cerimônia reconheceu sua contribuição fundamental para a criação e consolidação do curso de graduação em Ciência da Informação na Escola de Comunicação e Artes da UEM.
O reconhecimento se deu no contexto dos 50 anos da independência de Moçambique e dos 15 anos de existência do curso, cuja origem remonta ao Estudo de Viabilidade realizado por meio do programa Pró-África, do CNPq. Coordenado por Moura no Brasil e pela professora Wanda do Amaral em Moçambique, o projeto lançou as bases para a formação de profissionais qualificados nas áreas de Biblioteconomia e Arquivologia no país.
A homenagem destacou a trajetória de cooperação internacional entre Brasil e Moçambique, especialmente o papel da UFMG na formação de 17 estudantes moçambicanos entre 1994 e 2000. A parceria resultou na criação do CIDOC e, mais tarde, na implantação do curso na UEM. Foram lembradas também as contribuições de diversos docentes brasileiros e moçambicanos que integraram esse processo.