Aconteceu no dia 25 de novembro a Conferência Internacional sobre Mudança Climática, Meio Ambiente e Desenvolvimento no Brasil e na China – UFMG – RUC, que contou com a presença da Reitora da UFMG, professora Sandra Regina Almeida, do Diretor de Relações Internacionais da UFMG, professor Aziz Saliba, do Diretor-Adjunto Dawisson Lopes e da senadora Kátia Abreu, entre outros representantes da UFMG e da Renmin University of China.
Na ocasião, foram abordados tópicos referentes às questões de crimes ambientais e o desmatamento da Amazônia, a vulnerabilidade existente, pela mudança climática no mundo, para a economia, além de estratégias e desafios para se repensar o uso da terra em uma agricultura mais sustentável e a ajuda progressiva da tecnologia nesses processos.
Ao longo do evento, foram discutidas também a relevância da necessidade de se entender os desafios socioeconômicos para que melhorias sejam implementadas, e a expectativa da “transição verde” na China por volta de 2035 e 2050.
A relação entre Brasil e China tem sido de grande importância e foi estabelecida no ano de 1974, alçando a posição, atualmente, de maior parceira comercial do Brasil.
Para assistir a gravação da conferência, acesse o canal da DRI no youtube.