Aconteceu no dia 19 de abril a palestra “Relações sino-brasileiras: perspectivas à luz dos tempos recentes”, ministrada pelo Encarregado de Negócios a.i. Jin Hongjun, da Embaixada da China no Brasil, evento da UFMG Asian Lectures 2022, que contou com a presença da reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida, do diretor de Relações Internacionais da UFMG, professor Aziz Tuffi Saliba, do coordenador do Centro de Estudos da Ásia Oriental (CEAO) e professor na Faculdade de Direito da UFMG, Lucas Carlos Lima, e do professor Fernão Braga, da Faculdade de Farmácia da UFMG.
Na ocasião, o Encarregado de Negócios a.i., Jin Hongjun, abordou temáticas referentes à parceria da China com o Brasil e com a América Latina, em prol do crescimento dos laços diplomáticos que promovem a paz e o progresso mundial, do intercâmbio cultural, do desenvolvimento tecnológico e pesquisas conjuntas. Também mencionou a importância do BRICS, uma aliança entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países de mercado emergente, mas com crescente poder econômico e suas influências geopolíticas. Os participantes também puderam interagir com comentários e fazendo perguntas.
A relação entre Brasil e China tem sido de grande importância e foi estabelecida no ano de 1974, alçando a posição, atualmente, de maior parceira comercial do Brasil.
Confira o evento na íntegra no canal da DRI no YouTube.