Aconteceu no dia 30 de junho, por meio do Café Intercultural, realizado pelo setor de Acolhimento da DRI, a apresentação virtual sobre o Acervo do Museu Mineiro, ministrada pelo seu diretor, Rafael Perpétuo, e a equipe de estagiárias: Allana de Souza e Tereza Koole.
O diretor, Rafael Perpétuo, iniciou a palestra apresentando o contexto histórico do Museu Mineiro, que está localizado na Praça da Liberdade em um casarão construído em 1897 para a inauguração da cidade de Belo Horizonte, e que a princípio seria residência oficial do ministro de Agricultura do Estado, mas posteriormente passou a ser a sede do Senado Mineiro até 1930.
Em seguida, Allana de Souza apresentou o trabalho da equipe do ‘Educativo” do Museu, que tem como objetivo aproximar o público e o Museu, com o serviço de mediação, visitas guiadas e materiais educativos, para que a experiência dos visitantes seja a mais proveitosa possível. Além disso, apresentou as salas que compõem o Museu, como a sala das Capitais, que registra a história das três capitais de MG e a sala Mestre Ataíde e os santos populares.
Tereza Koole continuou a exposição do Museu com a sala das Colunas e seu riquíssimo acervo que reúne imagens sacras, equipamentos litúrgicos e mobiliários; a sala das sessões e sala Minas Gerais; incluindo o acervo da Pinacoteca do Estado, que remonta uma viagem pela história de Minas registrada em vários quadros e pinturas. Além do espaço de exposições temporárias que recebe projetos de artistas.
Ao final da palestra, houve um momento para perguntas e curiosidades, além da interação entre os ouvintes, que mostraram interesse em conhecer o Museu presencialmente. O diretor, Rafael Perpétuo, convidou a todos para acessarem o Instagram @museumineiro, além do convite para uma visita presencial, assim que a pandemia e a questão sanitária passarem.
Essa programação faz parte da edição virtual do Café Intercultural, organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, com o apoio dos bolsistas Artur Macedo e Gabriela Fagundes.