A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizou entre os dias 19 e 23 de maio de 2025 a “III Mostra de Internacionalização da UFMG”, com o objetivo de promover a internacionalização do ensino superior, proporcionando a estudantes e pesquisadores brasileiros e internacionais diálogos e experiências que visam expandir concepções de mundo e estreitar relações entre as nações e as áreas do conhecimento.

O evento contou com Workshops de Mobilidade Internacional, realizados pelo setor de Mobilidade da DRI, a fim de sanar as inúmeras dúvidas dos estudantes que pretendem realizar intercâmbio internacional; Relatos de experiências de mobilidade, Exposição de Internacionalização; Palestra com o Cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro – Sr. Takashi Manabe, além de uma Feira com produtos artesanais e agricultura familiar.

No dia 22 de maio houve o Concurso de Culinária Internacional e o Show de Talentos. O concurso contou com a participação de vários estudantes inscritos e os premiados foram os participantes: Vitor Samuel Pereira – 1º lugar com a receita de “Frango com Quiabo”; Erika Daniela Misme Yana  – 2º lugar com a receita de “Buñuelos Bolivianos”; e  Eugenie Marthe Louboki Moutin e Justin Muneka Wangenga – 3º lugar com a receita de “Patte d’Aranchide et le Poulet avec le Fufu” (pasta de amendoim e frango com Fufu).

Já o Show de Talentos teve como objetivo apresentar expressões artísticas internacionais e brasileiras, com apresentações de dança, músicas, declamação de poesias, entre outras. Durante o evento, o estudante venezuelano Santiago Enrique tocou violão e cantou músicas típicas de seu país; A estudante de São Tomé e Príncipe, Miriãn Pimentel do programa PEC-G, e a discente brasileira, Júlia Araújo declamaram poesias, algumas de autoria própria; O estudante brasileiro Cauã Toscano contou curiosidades sobre o samba brasileiro e a diferença entre cavaquinho e pandeiro, com uma apresentação com o pandeiro. Lesly Astrid, Camila Villegas e Brayan Mamani apresentaram uma dança típica peruana; A servidora da DRI Luciana Fiuza cantou e a estudante brasileira Lisa Fiuza tocou Ukulele.

Além das performances programadas, o evento contou com inscrições abertas ao público presente, promovendo a participação espontânea da plateia, que contribuiu com músicas, danças e outras manifestações artísticas.