
Evelia Meza, Diretora de Comunicação da Universidad Nacional de Asunción (UNA), Paraguai, compartilhou impressões de sua visita à UFMG:
Como foi sua experiência no Brasil?
O Brasil sempre me conquista, em especial Belo Horizonte, com seu paisagismo, cultura, gastronomia e diversidade. Pude conhecer mais a obra de Oscar Niemeyer, referência em arquitetura moderna, e descobri como ele usava a comunicação como termômetro da qualidade de suas obras.
Foi uma semana em que percebi por que as universidades brasileiras lideram os rankings da região. Conheci o Centro de Comunicação da UFMG, que conta com 120 colaboradores, atuando em áreas como: planejamento, campanhas, consultoria, redes sociais, áreas de produção jornalística, cobertura de imprensa, relações públicas, rádio e TV, além dos bons equipamentos que são indicadores de excelência.
Participei também como avaliadora do VII Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG, organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, durante a Semana do Conhecimento da UFMG, em que os estudantes compartilharam suas experiências maravilhosas de intercâmbio acadêmico. Escutar esses relatos foi enriquecedor, e me permitiu valorizar a aprendizagem da mobilidade internacional, não somente pelo que fica nas mentes de cada estudante, mas as profundas emoções que marcam suas vidas.
Como foi o plano de trabalho na CEDECOM?
Os colegas do CEDECOM me receberam muito bem. Conheci o Comitê de Comunicação e Mídia do Grupo AUGM, onde trabalhamos com as diretorias de comunicação das universidades parceiras, em encontros de suporte, avaliação, capacitação e gestão estratégica, além de acompanhar as equipes nas coberturas diárias, com a Assessoria de Imprensa, Publicidade e Relações Públicas.
O que mais te chamou a atenção do processo de comunicação desenvolvido pela UFMG?
A estrutura do CEDECOM me pareceu estratégica para a condução da gestão da Reitoria da UFMG, o que garante que o processo de comunicação seja eficiente desde a reitoria até as comunidades universitária e externa. Também achei estratégico o Conselho de Comunicação, o qual me pareceu uma oportunidade de antecipar situações de crise que poderiam afetar a imagem da universidade e de reagir rapidamente em situações críticas.
Outro aspecto relevante é o sistema de monitoramento e análise de notícias veiculadas na imprensa sobre a gestão da UFMG, que mede o alcance da comunicação universitária e serve de insumo para avaliar a imagem e a reputação institucional, a fim de implementar melhorias.
O que o CEDECOM considerou relevante para provável implementação na UNA?
A implantação de políticas de comunicação nas universidades públicas é um instrumento fundamental para o sucesso da gestão dos órgãos universitários.
A experiência da UFMG, no que se refere à formação de uma comissão de trabalho composta por representantes de todas as unidades acadêmicas, veículos de comunicação da universidade (rádio, TV, outros) e faculdades de comunicação e carreiras afins, permitiu-nos trabalhar de forma participativa, além do Conselho de Comunicação, responsável por diagnosticar, monitorar, avaliar e recomendar ações relacionadas à política de comunicação, o que considero uma contribuição valiosa para apresentar ao Conselho da UNA, a fim de orientar um projeto de política de comunicação para a UNA como um todo.
A padronização de critérios e canais de comunicação oferece clareza e agilidade, facilitando a tomada de decisões sobre identidade visual, imagem, redação e linha editorial e promove unidade, diálogo e colaboração, zelando pela identidade e reputação da organização.
Foi realmente uma visita muito proveitosa e uma grande contribuição para a comunicação institucional nas universidades públicas do Paraguai e da região.

