O Erasmus Mundus Joint Master (EMJM) prorrogou a inscrição da 1ª edição (2025/26) do curso de mestrado internacional em Ecologia das Mudanças Globais e Gestão da Biodiversidade, que propõe ser um curso inovador oferecido por um Consórcio de duas universidades europeias e duas universidades de fora da União Europeia. O programa adota uma abordagem inovadora e integrativa para abordar problemas urgentes causados ​​pelas Mudanças Globais. Combinando excelência acadêmica, colaboração internacional e mobilidade estudantil. 

O programa é ofertado pela Universidad Rey Juan Carlos (Espanha), juntamente com a Bangor University (Reino Unido), a Universidade de Lisboa (Portugal) e a Universidad Autónoma de Tlaxcala (México), e tem duração de dois anos acadêmicos, o que equivale a 120 ECTS, sendo que o EMJM exige dois períodos de mobilidade em países diferentes do país de residência. Todos os cursos serão ministrados em língua inglesa. 

Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos de admissão:

  • Licenciatura ou equivalente, correspondente a um mínimo de 180 unidades de crédito europeu (CE) de acordo com o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS).
  • Os graus de bacharel qualificados incluem Biologia, Ciências Ambientais, Silvicultura, Geografia, Recursos naturais, Ciências Políticas ou Economia, Direito Ambiental – ou um diploma de bacharel equivalente.
  • Documentação de proficiência linguística: é necessário um mínimo de B2 em proficiência linguística do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). Existem exceções com base na nacionalidade ou idioma de educação. 
  • Inscrição concluída dentro do prazo, incluindo toda a documentação necessária.

Também serão concedidas bolsas Erasmus Mundus Joint Masters para um subconjunto de candidatos selecionados para admissão. As bolsas cobrem a duração total de 24 meses do programa para alunos em tempo integral, incluindo todas as taxas de participação, e fornecem um estipêndio mensal de 1.400€ para cobrir despesas como custos de vida, acomodação, viagens, etc. Os alunos que já se beneficiaram de uma bolsa EMJM no passado não são elegíveis para se candidatar a bolsas EMJM adicionais.

As inscrições podem ser feitas aqui,até o dia 24 de janeiro de 2025. 

Para mais informações, acesse o site da GLOBE.