Foto: João Corrêa|DRI/UFMG

No dia 05 de junho de 2024, os estudantes internacionais e brasileiros fizeram uma visita ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, a menor basílica do mundo, na Serra da Piedade, que corresponde a continuação da Serra do Curral, sendo o limite norte do Quadrilátero Ferrífero, com um importante significado religioso por abrigar a padroeira de Minas Gerais.

Foto: João Corrêa|DRI/UFMG

A maioria dos estudantes caminharam até o topo da serra, onde puderam contemplar as paisagens naturais. Do alto da serra, puderam admirar a bela vista do entorno que abriga a Casa dos Romeiros, o Cruzeiro, o Restaurante Panorâmico, o Observatório Astronômico e a Igreja Abrigo de Nossa Senhora da Piedade, além de a contemplação de nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Foto: João Corrêa|DRI/UFMG

Durante o passeio os estudantes internacionais puderam aprender mais sobre a importância da preservação de patrimônios históricos e naturais e sobre a história de Minas Gerais.

Foto: João Corrêa|DRI/UFMG

A DRI agradece especialmente ao Santuário, por ter recebido os estudantes e o funcionário da DRI, Marcos Araújo, e por manter o espaço bem preservado; e também ao setor de Transportes da UFMG (DLO), que torna essas atividades possíveis, colaborando para a formação cultural e social dos discentes internacionais.

Foto: João Corrêa|DRI/UFMG

O Setor de Acolhimento, da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, composto por Elaine Parreiras, Jéssica Pereira e Lisly Antunes, planeja, organiza e realiza as Atividades de Formação Multicultural (AAFMCs), que têm como propósito a internacionalização da universidade por meio de eventos e atividades culturais.