A Fundação Gerda Henkel está lançando um novo programa de financiamento sobre Migração Forçada, que visa apoiar, em particular, projetos de pesquisa multidimensionais de orientação internacional sobre migração forçada que abordam questões que recebem atenção insuficiente nos debates relevantes até agora.
O programa é destinado a pesquisadores de várias disciplinas: Humanidades, Ciências Sociais, Estudos Culturais, Direito e Economia, e o financiamento é para bolsas de pesquisa e para a implementação de projetos de pesquisa. As bolsas de doutoramento só são concedidas em conjunto com um projeto de investigação específico.
As áreas de pesquisa individuais são:
- Infraestruturas de migração forçada;
- (I)mobilidades Sul-Sul;
- Deslocamentos múltiplos;
- Agência de pessoas deslocadas;
- Influências do (supra)estado nos processos de deslocamento.
A Fundação espera que os candidatos reflitam sobre as implicações éticas de seu trabalho e também desenvolvam planos para divulgar os resultados da pesquisa, incluindo encontrar maneiras significativas de abordar atores sociais, humanitários e/ou políticos, bem como a mídia pública não especializada e a população.
O prazo de inscrição é 15 de junho de 2022.
O Conselho de Curadores da Fundação decidirá sobre os pedidos com base na recomendação de um Comitê Consultivo Internacional.
Para mais detalhes sobre o foco temático do programa de financiamento e os aspectos formais do processo de inscrição, acesse o website oficial.
Contato:
E-mail: podranski@gerda-henkel-stiftung.de