A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) convida a comunidade universitária para participar do Programa de Apadrinhamento da UFMG específico para estudantes do Programa Estudantes-Convênio – Português Língua Estrangeira (PEC-PLE) em 2026.

O Programa de Apadrinhamento tem como objetivo designar discentes da UFMG para função de padrinhos e madrinhas, a fim de oferecer apoio à comunidade internacional recém chegada à Universidade. Neste primeiro semestre de 2026, os padrinhos e madrinhas serão responsáveis por auxiliar e acolher esses estudantes.

O Programa de Apadrinhamento da UFMG para alunos PEC-PLE 2026 tem vagas limitadas, proporcionais ao número de estudantes internacionais que a Universidade recebe. Cada estudante internacional deve receber pelo menos um padrinho ou madrinha.

Período de inscrição: 05 de janeiro de 2026 a 14 de janeiro de 2026.

Formulário de inscrição: https://forms.gle/Lf8zn3Ha5KqZb9oC7

É permitida a inscrição nas duas chamadas de apadrinhamento em aberto: Chamada 2026/1-geral e, chamada PEC-PLE 2026.

As orientações serão enviadas por e-mail para os selecionados e está prevista uma reunião de orientação, em formato remoto, para o início de 2026.

Será emitida certificação de participação equivalente a 15 horas (carga horária total), mediante apresentação de um relatório de experiências e atividades desenvolvidas. O modelo do relatório, bem como o prazo para o envio, será informado aos participantes por e-mail ao final do semestre letivo.

Confira aqui a CHAMADA 26/2025.