Na última quarta-feira, dia 12 de novembro, um grupo de intercambistas da UFMG, acompanhados de padrinhos e madrinhas brasileiros, realizaram uma visita guiada ao Arquivo Público Mineiro (APM), atividade organizada pelo Setor de Acolhimento da DRI e acompanhada pelo estagiário Vitor Nascimento e pela servidora Joana D’Arc.

A visita guiada pela equipe do APM contou com uma palestra sobre a história e a função do APM como importante meio de preservação da memória mineira e fomento à pesquisa. Os estudantes também tiveram acesso a uma das salas onde os documentos são guardados e preservados, tendo a oportunidade de compreender o trabalho é realizado.

Houve também a exposição de arquivos e peças datadas dos séculos XVIII, XIX e XX, desde mapas antigos, como o da comarca de Sabará; cadernos que registraram a entrada de imigrantes no Brasil via Juiz de Fora – MG e até documentos, fitas e fichas de materiais produzidos durante a ditadura empresarial-militar do período de 1964-1985.

O APM é sem dúvidas uma instituição importante para a preservação Histórica, bem como a garantia à cidadania via acesso público e gratuito a documentos que registraram nossa história.