
Na última quarta-feira, 27, aconteceu durante o IV Encontro de Mobilidade Internacional a palestra “Mobilidade de pessoas pelo mundo: rumo à retomada”, proferida pelo Diretor-Adjunto de Relações Internacionais da UFMG, Dawisson Belém Lopes.
Em sua apresentação, o professor buscou discorrer acerca da prospecção no tocante à mobilidade internacional, definindo a internacionalização das atividades acadêmicas como parte de um fenômeno amplo, que possibilita a interação entre coletividades humanas de diferentes países.
Devido às restrições em decorrência da pandemia, que afetaram não somente a UFMG como universidades de todo o mundo, muito tem se falado sobre mobilidades que não necessariamente ocorram de forma física, mas também remotamente. A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG tem desempenhado um importante papel na divulgação de cursos, workshops e diversas outras oportunidades virtuais organizadas e promovidas por instituições parceiras internacionais, sem abrir mão, como reforçado pelo professor, das modalidades presenciais que vêm sendo exploradas ao longo dos anos.
A publicação recente de um novo Edital Unificado é parte da retomada dos processos de mobilidade internacional na UFMG. Apesar de as novas normas sanitárias demandarem um aumento nos investimentos, não apenas financeiro, existem expectativas de que em novembro de deste ano a retomada do tráfego aéreo internacional seja de 30% em relação a dezembro de 2019, levando a uma visão positiva para o futuro das mobilidades acadêmicas.