A Comissão Europeia, juntamente a Global Gateway, ENFP, e Erasmus+, promove, no dia 14 de maio às 08:00h (horário de Brasília), o webinário "Fortalecimento da sustentabilidade global através do Pacto Ecológico Europeu e da Estratégia Global Gateway: oportunidades de colaboração internacional no âmbito do programa Erasmus+". A preletora será Thalita Verônica Gonçalves e Silva, coordenadora de lei ambiental e justiça climática (EDEPE) e coordenadora da comissão de justiça ambiental e climática (ANADEP).  O link para registrar-se está disponível aqui.

A Comissão Europeia, juntamente a Global Gateway, ENFP, e Erasmus+, promove, no dia 14 de maio às 08:00h (horário de Brasília), o webinário “Fortalecimento da sustentabilidade global através do Pacto Ecológico Europeu e da Estratégia Global Gateway: oportunidades de colaboração internacional no âmbito do programa Erasmus+”. A preletora será Thalita Verônica Gonçalves e Silva, coordenadora de lei ambiental e justiça climática (EDEPE) e coordenadora da comissão de justiça ambiental e climática (ANADEP).

Este webinário de formação destina-se a representantes de instituições de ensino, organizações de juventude e ONGs interessadas em colaborar em projetos ecológicos com parceiros de todo o mundo através do programa Erasmus+, bem como da rede global de Pontos Focais Nacionais Erasmus+.

O Pacto Ecológico Europeu, lançado pela Comissão Europeia em dezembro de 2019, visa tornar a Europa o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050, melhorando o bem-estar e a saúde de todas as gerações através da redução das emissões, de uma economia circular limpa e da preservação da biodiversidade. Entretanto, a Estratégia Global Gateway, introduzida em dezembro de 2021, alarga as iniciativas de conectividade e parceria da UE à escala mundial, colocando a tónica em ligações inteligentes, limpas e seguras nos setores digital, da energia e dos transportes, a fim de promover o desenvolvimento sustentável e a cooperação internacional. Ao alinhá-los, a União Europeia persegue eficazmente tanto os objetivos internos de sustentabilidade como as parcerias mundiais, em consonância com os seus valores fundamentais e normas de elevado padrão . A Comissão Europeia também deixou claro que a educação desempenha um papel facilitador vital na consecução dos objetivos tanto do Pacto Ecológico Europeu como da Estratégia Global Gateway. Através do reforço do desenvolvimento de competências, da sensibilização e do reforço de capacidades, os sistemas educativos podem cultivar as competências verdes e as perspetivas globais necessárias para que os indivíduos e as organizações impulsionem transições sustentáveis, seja nas comunidades locais ou na cena internacional.

Paralelamente, o programa Erasmus+ oferece maiores oportunidades de mobilidade transfronteiriça, reforço das capacidades e parcerias para fazer face aos desafios globais.

O link para registrar-se está disponível aqui.

OBS: esta não é uma programação gerenciada ou promovida pela DRI.