Capacitar famílias para que elas sejam auto suficientes em sua alimentação. Essas foram as palavras do estudante da Faculdade de Medicina da UFMG, Kutanda Mpanzo Kulumbu, ao descrever a motivação por trás de seu projeto, que tem como tema “combater os impactos dos determinantes sociais da saúde através da auto suficiência alimentar das famílias”

Kutanda, que originalmente é da Angola, ingressou na UFMG em 2018 por meio do programa PEC-G, e atualmente está participando da Entrepreneurship Campus, competição internacional nos moldes da Unesco para projetos de educação para o desenvolvimento sustentável.

Iniciado em 2020, o projeto foi implementado na Angola, na República Democrática do Congo e no Brasil pela ONG Transform Minds. O estudante descreve que atualmente há um debate sobre a influência de fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais na ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Desta forma, priorizar o acesso a alimentação é de alta prioridade e importância.

Com isso em mente, o projeto visa garantir o direito à saúde por meio da auto suficiência alimentar nas famílias, mediante implementação de programas que instruam indivíduos envolvidos com a agricultura familiar. 

O projeto precisa de votação do público para seguir na competição. Vote através do link.

O projeto está aberto à comunidade, interessados podem entrar em contato através do Instagram @transform_minds