Entre os dias 11 e 17 de abril, a equipe da UFMG, representada pelo Grupo de Arbitragem e Contratos Internacionais (GACI), obteve um resultado expressivo na Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, avançando para o Round of 32 e se posicionando entre as 7% melhores equipes do mundo, dentre 384 participantes.
O Willem C. Vis Moot é uma competição global de Direito para estudantes, que visa fomentar o estudo e a prática do direito comercial internacional e da arbitragem. Atualmente é a maior competição de Direito do mundo, reunindo mais de 2.500 estudantes e 384 equipes de universidades internacionais. Como parte da preparação, participamos de diversos pre-moots (simulações da competição), sendo semifinalistas em duas edições nacionais organizadas pelo CAM-CCBC, realizadas em São Paulo e Curitiba, com a participação de mais de 20 equipes brasileiras.
Em Viena, a UFMG enfrentou na fase classificatória a Universidade de Oxford, Universidade do Estado da Pensilvânia, Universidade de Saarland e Universidade de Tecnologia e Ciência do Norte da China, classificado-se entre as 64 melhores equipes. Na rodada eliminatória de 64, enfrentou a Universidade de Pittsburgh, e foi vitoriosa. A UFMG chegou até a rodada 32, se posicionando entre as melhores equipes do mundo.
A participação da equipe na competição foi viabilizada pelo apoio dos patrocinadores Abi-Ackel Advogados Associados, Madrona Fialho Advogados, Vilas Boas Lopes Frattari – VLF Advogados, Pedro Martini, Daniel M. Barbosa, Grebler Mohallem Greco Advogados e Pinheiro Neto Advogados.
Fonte: vismoot.org
Equipe da UFMG para a 32ª Willem C. Vis Moot