Cinco universidades – University of Alberta, University of Cape Town, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), National Cheng Kung University (NCKU) e University of Rochester – oferecerão a oportunidade aos seus alunos durante o ano letivo de 2021-2022. São 19 cursos da UFMG e da Universidade de Alberta à disposição dos participantes.
Os cursos foram cuidadosamente selecionados para “fornecer uma janela dentro da cultura e da vida de uma universidade”, explica Peter Lennie, diretor executivo da WUN. Por exemplo, um aluno da NCKU pode experimentar a “Introdução às Tradições Religiosas Ocidentais” com colegas da Universidade de Alberta, enquanto outro estudante da Universidade de Rochester pode se aprofundar em “Raça e Política na América Latina” com colegas brasileiros da UFMG.
Serão oferecidos cursos síncronos e assíncronos, que incluem tópicos de arte, arquitetura, saúde pública, comunicações, finanças e marketing, ministrados em inglês. “O programa de intercâmbio virtual da WUN é de grande valia para promover a importância e os benefícios da cidadania global para nossos alunos”, afirma Mauro Henrique Abreu, do Escritório de Relações Internacionais da UFMG e professor associado do departamento de odontologia comunitária e preventiva.
Embora o lançamento do programa seja oportuno durante a pandemia, Lennie diz que “o conceito é anterior à Covid”. Em muitas partes do mundo onde a WUN tem membros, o estudo tradicional no exterior é simplesmente inacessível para os alunos devido ao custo, logística ou ritmo de sua experiência universitária. “Embora o escopo e a escala sejam maiores inicialmente como uma resposta à Covid, estamos ansiosos para descobrir se isso pode ser um complemento para estudos presenciais no exterior quando o mundo se mover para além da pandemia”, disse Lennie.
“O intercâmbio virtual tem grande potencial para expandir as oportunidades globais de aprendizagem para todos os alunos”, afirma Doug Weir, diretor executivo de programas e serviços estudantis da University of Alberta International. “Vemos o intercâmbio virtual como uma oportunidade de aumentar a diversidade de alunos que participam do aprendizado global, principalmente alunos que, mesmo quando as viagens forem retomadas, não poderão aproveitar os programas de estudos no exterior.”
Fonte: https://wun.ac.uk/article/wun-launches-virtual-study-abroad-pilot-programme/