Em meio à programação da Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), realizada de 15 a 19 de abril em Belo Horizonte, a UFMG sediou uma série de reuniões com representantes de universidades estrangeiras, com objetivo de estabelecer parcerias e projetos de cooperação.
O diretor de Relações Internacionais da UFMG, Aziz Tuffi Saliba mencionou que “Essas visitas de delegações à UFMG propiciam maior visibilidade para a Universidade e podem se traduzir em um ganho reputacional. Ao melhorar a reputação, podemos aumentar a captação de financiamento e de oportunidades de pesquisa, bem como atrair mais candidatos acadêmicos talentosos e diversificados. Essa diversidade enriquece a experiência educacional e contribui para um ambiente mais inclusivo e globalmente consciente”.
Explicou ainda que o termo “internacionalização” abrange diferentes ações, como mobilidade acadêmica, colaboração em pesquisa e oferta de programas conjuntos por diferentes instituições, acrescentando que a internacionalização é importante para o campo da pesquisa, porque impulsiona a inovação, o acesso a recursos e o desenvolvimento de soluções de ponta para enfrentar desafios globais.
Além disso, ações proporcionadas pela internacionalização ajudam a aprimorar as habilidades linguísticas de estudantes e pesquisadores, gerando maior empregabilidade, melhoria da experiência acadêmica e desenvolvimento profissional para docentes. “A convivência com pessoas de diferentes contextos culturais enriquece a diversidade e estimula o intercâmbio de ideias, valores e perspectivas, expandindo a compreensão do mundo e promovendo tolerância, empatia e respeito mútuo”, concluiu o diretor Aziz Saliba.
Fonte: ufmg.br