Programa Living Lab Biobased de cooperação entre Brasil e Holanda possibilita o ingresso em projetos de graduação e pós-graduação na Holanda

Estudantes da graduação e pós-graduação das áreas que abrangem os temas Tecnologia da Água, Agro & Food, Química Verde e Ambiente Sustentável podem se candidatar a bolsas para desenvolver projetos na Holanda por meio do programa Living Lab Biobased Brazil.

Resultado de uma colaboração entre universidades mineiras e holandesas focadas em pesquisa, o Living Lab é uma plataforma de educação e pesquisa aplicada onde estudantes de graduação, professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras e holandesas trabalham em conjunto com o objetivo de achar soluções para problemas reais. O programa educacional propõe, por exemplo, a utilização de resíduos da agricultura, indústria de alimentos e domésticos para novos fins. No projeto, a biomassa originada desses resíduos gera produtos químicos, combustíveis, plásticos, energia e alimentos.

São diferentes projetos para os quais os estudantes podem se candidatar e há também a possibilidade de se candidatar a mais de um deles, desde que o participante atenda aos pré-requisitos informados aqui.

Os interessados podem se candidatar até o dia 01 de abril de 2017, para participar do projeto no segundo semestre de 2017, ou no dia 01 de outubro de 2017, para participar no primeiro semestre de 2018. As inscrições são submetidas por meio deste link.

Para facilitar o planejamento, acompanhe com atenção as seguintes datas:

 

Acesse a chamada completa.