Mobilidade Livre

A Mobilidade Livre consiste em um processo de intercâmbio no qual o próprio aluno entra em contato com a instituição de ensino na qual deseja estudar, sem a mediação de um programa preestabelecido. A DRI fica responsável por emitir a declaração de intercâmbio, para a liberação do afastamento perante o colegiado do aluno. Com isso não é necessário o trancamento, e assegura-se que as disciplinas cursadas no exterior serão aproveitadas quando o estudante regressar.

Passo a passo

1) Checar se a instituição estrangeira tem convênio com a UFMG (para ver os convênios, selecione o continente na aba “Convênios” no menu principal do site). Se não tiver convênio, deve-se entrar em contato com a DRI, para ver a possibilidade de estabelecimento de um acordo.

2) Se tiver convênio, entrar em contato com a instituição e tentar uma vaga para cursar um semestre ou no máximo dois. A DRI não media esse processo. Fica a cargo do aluno, conseguir esta vaga, dependendo da disponibilidade da instituição. É importante ressaltar que se a instituição não aceitar o aluno, não cabe a DRI interceder

3) Mediante o aceite pela instituição, o aluno deve trazer a carta de aceite (documento emitido pela instituição estrangeira, afirmando que aceita o estudante para cursar disciplinas) para a DRI. Com o documento em mãos, a DRI elaborará a declaração de intercâmbio, que possibilitará o pedido de afastamento no colegiado do estudante.