No dia 22 de Outubro, você tem mais uma oportunidade de participar da Série de Estudos Indianos. Promovido pelo Centro de Estudos Indianos (CEI), que integra a Diretoria de Relações internacionais, o encontro traz palestras sobre a cultura e riquezas da Índia, além do grupo de discussão, que tem como um dos objetivos reunir interessados nos estudos indianos. O evento está marcado para 14:30 e vai até as 19 horas, no auditório 3 do ICEX.

A programação começa com o grupo de discussão. Em seguida, a primeira palestra, proferida pela pesquisadora Ana Mélia Reis, às 15:30, aborda aspectos da filosofia na Índia que permeiam a obra de Cecília Meireles. Para encerrar o evento, às 17h, a diretora do Satyananda  Yoga Center/BH Alcione Ramos fala sobre o “Yoga Nidra”, técnica do Yoga e do Tantra, com origem nas escrituras antigas da Índia.

A entrada é gratuita e não é preciso se inscrever. Mais informações, no site.

Veja a programação:

14:30 às 15:30 – Grupo de Discussão.

15:30 às 16:30 Palestra 1 – “Cecília Meireles e a Índia: a poeta enamorada do Oriente“, com Ana Amélia Reis.

Resumo: serão abordados aspectos da filosofia indiana que permeiam a obra de Cecília Meireles, não apenas nos textos em que ela fala explicitamente sobre a Índia. Reflexões sobre o poema “Mar Absoluto”, que é significativo em sua obra, talvez o poema de maior renome. Ainda que não trate abertamente das questões orientais, levantadas pela poeta em outros textos, com uma leitura atenta, o poema (Mar Absoluto) pode ser lido à luz da filosofia indiana e se faz quase como um elogio a essa vertente do pensamento humano.

Currículo palestrante: pós-graduada em Licenciatura Plena em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá, UEM (2003). Concluiu a Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia, UFBA (2007) e Mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2014). Desenvolve pesquisas sobre literatura e cultura brasileira e indiana. Residiu na Índia por um ano (2004-2005), onde trabalhou em um projeto de artes na ONG “Global Arts Village” e deu aulas de português para estrangeiros no Instituto Camões, em Nova Delhi.

17:00 às 19:00 – Palestra 2 – Yoga Nidra: do Samadhi à terapêutica que veio da Índia, com Alcione Ramos (Gangadhara Saraswati).

Resumo: O Yoga Nidra é uma técnica do Yoga e do Tantra, compilada de escrituras antigas da Índia.  No entanto, chega até o homem contemporâneo como um instrumento valioso de auto conhecimento, despertar da criatividade e até mesmo descanso profundo.

Currículo palestrante: É diretora do Satyananda  Yoga Center/BH. Psicóloga de Orientação Junguiana, Pedagoga, Professora de Yoga com formação em uma das mais renomadas escolas de  Yoga do mundo, a Bihar School of Yoga – Índia.  Autora  do livro “ Yoga Nidra – O Sono Consciente”. Faz a rota Brasil-Índia desde 1995.