A Trilha Cultural é uma iniciativa da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG que busca incentivar estudantes internacionais e os padrinhos e madrinhas brasileiros a explorar a cidade de Belo Horizonte e o estado de Minas Gerais, descobrindo a rica e diversa cultura da região.
A proposta é incentivar os estudantes a conhecer e vivenciar aspectos culturais de Belo Horizonte e de Minas Gerais, explorando as diversas manifestações artísticas, históricas e sociais do estado. Busca-se, assim, promover o aprendizado sobre a cultura mineira por meio de visitas a localidades e experiências que enriqueçam a formação acadêmica e cultural ao longo da trajetória universitária.
Para participar da Trilha, os alunos participantes devem se cadastrar na plataforma (em breve!!), em que deverão informar a data das visitas (trilhas, cultura, tour), realizar o upload de fotos em locais de interesse cultural e escrever pequenos textos relativos às suas experiências e impressões. Para cada atividade é necessário adicionar uma única foto.
A trilha cultural conta com um sistema de pontuação, que designará um número específico de pontos para cada tipo de visita. Tendo em vista que a Trilha procura motivar e registrar a jornada dos participantes enquanto exploram novos aspectos da cultura mineira, as visitas à localidades em Minas Gerais serão acompanhadas por uma pontuação maior.
O Setor de Acolhimento da DRI será responsável por analisar as submissões dos participantes, verificando se são condizentes com a proposta da Trilha e alocando a pontuação correspondente.
À medida que os participantes acumularem pontos, seu progresso será registrado em um ranking, que destaca os estudantes com melhor colocação. Ressalta-se que os padrinhos e madrinhas participantes da Trilha devem postar fotos sempre acompanhados de estudantes internacionais, preferencialmente com seus respectivos afilhados(as). Já os estudantes internacionais poderão postar fotos sozinhos, porém as imagens em que aparecerem com seus padrinhos ou madrinhas terão maior pontuação.
A proposta é incentivar a interação e a integração entre os estudantes da UFMG e os estudantes internacionais
As Trilhas Culturais são realizadas semestralmente e o período para realização de uploads das visitas se estende do primeiro dia do período letivo até 15 dias antes do final do mesmo.
Trilhas Culturais adicionais (sazonais) serão realizadas para acompanhar os eventos de internacionalização específicos da DRI, como a UFMG Summer School on Brazilian Studies (SSBS) e o Curso de Verão de Português como Língua Adicional. Nesses casos, os participantes poderão submeter o registro de suas visitas durante toda a duração do evento.
O preenchimento da Trilha pelos estudantes brasileiros é pré-requisito para a participação no Programa de Apadrinhamento. Ao final de cada edição, será possível imprimir e salvar uma imagem da Trilha concluída, a ser anexada ao relatório final de experiências, requisito para o recebimento do certificado. É necessário que os estudantes brasileiros preencham no mínimo dez “aventuras” da edição para incluir no relatório.