Aconteceu, na quarta-feira, dia 23 de novembro, uma palestra com a representante da Nuffic Neso Brazil, Ana Maria Siqueira e Sousa, Student Counselor, que pautou programas e oportunidades de estudos na Holanda. Na ocasião, foram repassadas informações sobre os programas educacionais de graduação, pós-graduação e cursos de curta duração. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o estilo de vida e de ensino holandês, salientando as diferenças e contrastes relacionados à vida e os estudos no Brasil.

Foram apontadas as seguintes divergências, são elas:

• A Holanda tem um expressivo número de universidades públicas, mas elas não são gratuitas como no Brasil. Um estudante paga, em média, 8 mil euros por ano pelo curso de bacharelado e 12 mil por ano pela licenciatura. O ensino holandês tende a uma perspectiva multidisciplinar, que conecta a tecnologia a diferentes áreas do conhecimento, visando resultados efetivamente assertivos.
• A priorização da aplicação de conhecimento não desprivilegia o ensino teórico, mas, sobretudo, atribui significativa relevância à prática.
• A valorização e o destaque para as ciências econômicas, que são de grande importância em seu sistema de ensino, que pode ser notado pelo número de programas educacionais de incentivo nesta área.
• A sustentabilidade é um tema inquestionável e primário em território holandês, havendo diversos incentivos a práticas ecossustentáveis, por exemplo, a adoção de bicicletas como meio de transporte e a produção de energia elétrica por meio de recursos alternativos (utilização de propriedades do solo, entre outros).

Na ocasião também foram divulgados outros programas de mobilidade internacional na Holanda, como o Projeto Erasmus e o OTS Brazil.

Para mais Informações sobre bolsas de estudos na Holanda: clique aqui.