Moodle – Políticas de Uso

Relação de Políticas de uso implantadas no UFMGVirtual

Com o objetivo de garantir melhorias de desempenho, otimização e disponibilidade de recursos computacionais do ambiente UFMGVirtual durante o período de Ensino Remoto Emergencial, as políticas de uso do software Moodle foram revistas, como descrito neste documento.

 

Com base em dados dos semestres anteriores a 2020/1, foi realizada uma avaliação do perfil de utilização do ambiente, a fim de identificarmos as características de uso do ambiente até então. Com base na identificação dos perfis de uso até então, e de uma análise do aumento esperado da demanda devido ao Ensino Remoto Emergencial, algumas mudanças e limites foram estabelecidos para o sistema, para podermos continuar a prover um serviço estável e de boa qualidade para a comunidade acadêmica da UFMG.

 

Nas observações a seguir, a referência a serviços e softwares externos à UFMG não deve ser considerada como uma determinação obrigatória, mas apenas uma sugestão para ilustrar algumas das opções disponíveis em cada caso.

 

Essas políticas serão periodicamente reavaliadas e alteradas à medida que se faça necessário. Caso sejam identificados casos especiais que possam exigir revisão dessas políticas, os mesmos devem ser informados por meio de mensagem de e-mail para o endereço suporte@dti.ufmg.br.

 

  • Bloqueio do chat
    • O Chat é uma atividade síncrona que consome muitos recursos computacionais e pode gerar sobrecarga que comprometa a disponibilidade do Moodle como um todo. Por esse motivo, recomendamos que os professores utilizem um serviço externo que ofereça a funcionalidade, como o Microsoft Teams, para esse tipo de atividade. Como mencionado anteriormente, os professores são livres para escolher outra plataforma, se preferirem.

 

  • Modalidade de envio de mensagens do fórum
    • O padrão definido para envio de mensagens dos fóruns é de um e-mail diário contendo apenas o assunto dos tópicos relacionados. Para visualizar as informações da discussão no fórum, o usuário deve acessar o ambiente.

 

  • Armazenamento e renderização de material multimídia (áudio e vídeo)
    • Nossos servidores não são suficientes para armazenar e distribuir material multimídia (vídeos, principalmente) no volume que avaliamos que venha a ser produzido durante o Ensino Remoto Emergencial, como vídeos produzidos para visualização assíncrona pelos alunos ou como resultado da gravação de aulas síncronas. Para esse fim, recomendamos que os professores utilizem serviços externos de armazenamento e distribuição de vídeo e áudio e que incluam no Moodle apenas os links para esse tipo de material. Opções nesse caso são o Microsoft Stream, o Video@RNP, Youtube, Vimeo, entre outros.

 

  • Limites para a carga (upload) de arquivos
    • Para preservar os recursos dos servidores da UFMG, foi estabelecido um limite de 20MB para o tamanho dos arquivos carregados no sistema. Uma análise dos arquivos armazenados até 2019/2 revelou que 99,49% dos arquivos estava abaixo desse limite e aqueles que o ultrapassavam se tratavam, em sua maioria, de arquivos de vídeo.

 

  • Intervalo de Backup
    • Para garantir a segurança do ambiente, o procedimento de backup será executado diariamente durante o período de 01h30 às 06h00. Durante esse horário, usuários podem observar uma ligeira queda de desempenho.

 

  • Disponibilidade das turmas dos semestres anteriores
    • Todas as turmas dos semestres anteriores, desde 2007, estão disponíveis para consulta no sistema. Para garantir o bom desempenho para o semestre em curso, entretanto, apenas o semestre atual e os dois semestres imediatamente anteriores estão disponíveis para edição. Caso exista a necessidade de obtenção de backup de uma turma que esteja fora desse intervalo, uma solicitação deve ser enviada para suporte@dti.ufmg.br.

 

  • Instalação de plugins
    • Novos plugins do Moodle que sejam de interesse da comunidade precisam ser estudados e avaliados antes de sua implantação, para garantir a segurança do ambiente, facilitar a sua instalação e a sua divulgação. Por esse motivo, normalmente a instalação de novos plugins é feita apenas no início de cada período letivo, segundo um processo de acompanhamento semestral. Apenas em casos excepcionais tais plugins são implantados com o semestre em andamento. As sugestões e solicitações de novos plugins podem ser enviadas para suporte@dti.ufmg.br.