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Escritório de Projetos

Um escritório de projetos é “um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. As responsabilidades […] podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos até ser responsável pelo gerenciamento direto de um projeto.” (PMBOK, 2018)

A universidade é uma organização dinâmica em contínua transformação, sendo os seus recursos humanos e orçamentários finitos e limitados de acordo com o contexto e a disponibilidade. Tendo em vista a constante e alta demanda por projetos de TIC, a DTI traça objetivos, estratégias, metas e indicadores que direcionam suas ações. Dessa forma, é essencial a existência de um processo para viabilizar a realização de projetos de TIC que sejam coerentes com os objetivos estratégicos organizacionais.

O gerenciamento de portfólios se concentra em garantir que os projetos e programas sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos e que sejam consistentes e integrados às estratégias organizacionais.” (Metodologia de Gerenciamento de Portfólio de Projetos, SISP, 2013)

O gerenciamento do portfólio deve também disciplinar demandas intempestivas, de forma minimamente ordenada, atuando no seu planejamento e priorização. Esse processo está sob a responsabilidade do Escritório de Projetos.

O Escritório de Projetos (EP) da DTI gere o Portfólio de Projetos conforme o processo descrito na metodologia citada anteriormente, a partir das priorizações feitas nos referidos comitês, do interesse da Administração, das adaptações necessárias e das orientações advindas de reuniões de acompanhamento e de planejamento de projetos. As demandas de projetos devem ser formalizadas através do Serviço de Solicitação de Projeto disponível no catálogo da DTI.

Demais atividades do escritório de projetos:

  • Apoio à alta administração por meio do fornecimento de informações sobre o andamento dos projetos;

  • Identificação e desenvolvimento de metodologia, melhores práticas, normas, modelos e outras documentações para o gerenciamento de projetos;

  • Suporte aos gerentes de projeto por meio de consultoria e assessoramento no desenvolvimento dos projetos;

  • Treinamento no uso da metodologia de gerenciamento de projetos; e

  • Assegurar que os projetos sigam a metodologia definida.