Visão geral de cada serviço prestado, sua descrição, algumas informações importantes e os canais de prestação do serviço.
Para acesso rápido aos principais serviços use os ícones abaixo
Lista de serviços:
A
Descrição/Informações do Serviço:
Ferramenta responsável pela filtragem das mensagens de correio eletrônico da UFMG, com detecção e bloqueio das mensagens consideradas indesejadas: spams. virus, etc.
Condições: a filtragem de e-mails é parte integrante do serviço de correio da DTI e não pode ser oferecido sem ele.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Referências:
https://www.proxmox.com/en/proxmox-mail-gateway
Perguntas e respostas mais frequentes:
FAQ – Seviço de Anti-spam (Filtro) – Bloqueio de spams e vírus.
Descrição/Informações do Serviço:
O serviço compreende a disponibilização de área de armazenamento de arquivos em rede destinada exclusivamente para as atividades laborativas.
É disponibilizada ao órgão uma área de compartilhamento de arquivos entre seus membros, de acordo com o perfil de acesso de cada um, e uma área exclusiva para cada usuário. O uso dessa área pode ser definido e subdividido considerando-se a hierarquia formal do organograma interno e seus grupos de trabalho informais.
A DTI não realiza a manipulação do conteúdo nas áreas de armazenamento disponibilizadas.
O serviço é fornecido apenas para os órgãos da administração central.
É atribuição das chefias imediatas a concessão ou revogação de acessos dos membros de sua equipe. O acesso aos sistemas de informação deve ser compatível com a função desempenhada, ser justificado e solicitado imediatamente após entrada em exercício, dispensa de cargo ou função, exoneração ou desligamento do/a usuário/a, independentemente do vínculo – docente, técnico-administrativo em educação, terceirizado, estagiário etc.
É vedado o uso do recurso para fins particulares, tais como: armazenamento de músicas, filmes, fotos, arquivos pessoais e quaisquer outros que não sejam relacionados aos objetivos institucionais.
Mesmo que sejam demandas institucionais, o armazenamento de vídeos deve passar por avaliação técnica prévia com a DTI. Isso se deve ao fato desse tipo de arquivo ser grande consumidor de recurso, havendo alternativas de armazenamento homologadas pela DTI.
No caso de documentos institucionais de conteúdo histórico, estes devem passar por avaliação prévia da Diarq (Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG) para o devido tratamento arquivístico.
É vedada a realização de backups, cópias de segurança do conteúdo armazenado neste ambiente. A DTI conta com um serviço de backup periódico dos ambientes sob a sua responsabilidade, seguindo as limitações técnico-financeira. A DTI reserva-se o direito de analisar os impactos das solicitações de restauração backup.
As áreas têm limitações de armazenamento por usuário e por área de armazenamento compartilhado.
Canais de prestação:
Para ter acesso ao serviço, é necessário ler e aceitar as Regras e Termos de Uso do Serviço e enviar a solicitação para suporte@dti.ufmg.br
- O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de Uso quanto ao Termo de Compromisso de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação da UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação das 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
Serviço de suporte e fornecimento de manual de utilização da infraestrutura de autenticação corporativa através do minhaUFMG, para unidades acadêmicas e administrativas da hierarquia institucional.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 6 horas úteis (fornecimento do manual)
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
C
Descrição/Informações do Serviço:
O serviço oferecido compreende a disponibilização, para a comunidade do minhaUFMG, do aplicativo de Calendários, que tem como principal funcionalidade gerenciar os eventos da UFMG organizados em calendários. A ferramenta permite criar eventos, organizar e mesclar os calendários para uma exibição unificada e gerenciar o perfil de acesso dos usuários.
O serviço é oferecido a qualquer órgão da administração central, suplementares, auxiliares ou complementares; unidades acadêmicas ou administrativas e departamentos acadêmicos ou administrativos da UFMG.
Canais de prestação:
Para ter acesso ao serviço, é necessário ler e aceitar as Regras e Termos de Uso do Serviço e preencher o Formulário de Solicitação, disponibilizados abaixo.
-
O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de Uso quanto ao Termo de Compromisso de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação da UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
Incentivo, apoio e elaboração de projetos de capacitação técnica, seja com a montagem de cursos internos, a viabilização de parcerias com a RNP ou a contratação de cursos externos.
As ações relacionadas aos projetos são executadas sob demanda ou em função de planejamento prévio. Antes de serem implantadas são sempre precedidas de comunicação ao publico alvo. Quando oferecido à comunidade o programa é viabilizado em parceria da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH). As demandas individuais ou específicas, que não sejam previamente articuladas pela própria DTI, para quaisquer cursos na área, devem ser apresentadas primeiramente à ProRH.
Canais de prestação do serviço:
Informações ou dúvidas podem ser encaminhadas ao email info@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
Emissão e Renovação de Certificado Corporativo para Sites, oferecido pela Diretoria de Tecnologia da Informação da UFMG em parceria com a RNP –Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
A função desse serviço é emitir e renovar certificados digitais através de uma autoridade certificadora – atualmente a GlobalSign, com intuito de garantir a autenticidade e legitimidade ao servidor acessado e aos dados.
-O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de uso do Serviço, quanto aos TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
- Este serviço tem como finalidade disponibilizar a certificação digital e-CPF, tipo A3, padrão ICP-Brasil, apenas aos servidores da UFMG cujas tarefas em sistemas de informação exijam tal mecanismo de segurança para autenticação.
- O certificado digital é de uso pessoal e intransferível, possui prazo de validade de 3 (três) anos e se presta à realização de atividades de trabalho.
- A solicitação do certificado passará pela análise de um órgão aprovador (DAP, DCF, DLO ou DRCA).
- É imprescindível que o solicitante possua um e-mail com o domínio @ufmg.br cadastrado na plataforma SouGov. Caso contrário, não conseguirá solicitar o certificado. O solicitante deverá acessar o SouGov > Meu Perfil > Meus Contatos > Institucional/ Pessoal e se certificar que os e-mails se encontram atualizados. Todos os servidores ativos possuem um e-mail @ufmg.br. Clique aqui para mais informações sobre o seu e-mail @ufmg.br.
- Caso o solicitante possua certificado digital vigente, ou seja, cuja validade não tenha expirado, nova solicitação de certificado deve ser realizada apenas 15 (quinze) dias antes do vencimento.
- A DTI entende que os solicitantes e aprovadores deste serviço leram e estão de acordo com as suas Regras de Uso.
Clique aqui para ler as Regras de Uso deste serviço.
Tipo de certificado:
A3: Escolha este tipo de certificado caso já possua token compatível.
SerproID (indisponível temporariamente): Este tipo deve ser escolhido caso não possua token compatível. Acompanhe o site da DTI para saber sobre a disponibilidade.
Órgão Aprovador:
A indicação do Órgão Aprovador fica a cargo do solicitante e deve ser observado o disposto nas Regras de Uso, com relação aos sistemas e atividades desempenhadas.
Canal de prestação:
- Após ler e estando de acordo com as Regras de Uso, o/a servidor/a deverá criar a solicitação de Certificado Digital via “Solicitações” no SouGov, conforme o passo a passo disponível no Portal do Servidor.
- O/a servidor/a deverá preencher Formulário de Justificativa apontando suas necessidades e os sistemas em que utilizará o certificado digital.
- Após aprovação, o/a servidor/a deverá seguir as orientações recebidas por e-mail para a instalação e uso do certificado digital.
Tutoriais de instalação:
Repasse de custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
A RNP provê o serviço “Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu)” no qual é permitido gerar certificados digitais pessoais para os usuários registrados no minhaUFMG, incluindo os estudantes.
O Certificado Pessoal é uma identidade virtual que valida a identificação de usuários em procedimentos digitais, tais como:
- Assinaturas eletrônicas
- Cifragem de documentos
- Autenticação em serviços eletrônicos
Abrangência:
O certificado possui validade interna à UFMG e à federação CAFe. Ele pode ser utilizado para a assinatura de documentos de interesse da universidade e de outros órgãos da federação, tendo valor equivalente ao login e senha do minhaUFMG. Sua utilização para outras finalidades, externas, depende do reconhecimento e aceite de órgãos terceiros.
Canais de prestação do serviço:
Para emitir o seu certificado utilize o endereço: https://pessoal.icpedu.rnp.br/home
Manual com as instruções: Colaboração da servidora Eliane Bezerra Lima. (Consulte o arquivo : manual-de-instrucoes)
A DTI oferece aos usuários um serviço de atendimento telefônico para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de problemas, que pode ser acessado nos dias úteis, das 8:00 às 18:00, através do telefone 3409.4009, ou via suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
Este serviço é destinado a encontros virtuais entre dois ou mais participantes para reuniões, treinamentos e palestras, possibilitando o compartilhamento de vídeo, áudio, texto e imagens. É possível realizar reuniões virtuais entre participantes remotos com a utilização de recursos de áudio, vídeo, texto, quadro de notas, chat e imagens, além do compartilhamento da tela do computador ou de aplicativos específicos.
O serviço se destaca pela facilidade de uso e mobilidade, aliadas a um investimento de baixo custo para as instituições. Para utilizar toda a integração e a interatividade que são disponibilizadas pelo Conferência Web, basta um computador, celular ou tablet conectado à Internet, um navegador (browser) e um conjunto de microfone e fone de ouvido, sem necessidade adicional de hardware ou software.
Além desses recursos, o serviço possui a funcionalidade de gravar reuniões, que podem ser disponibilizadas para visualização ou baixadas para armazenamento. A RNP manterá as gravações armazenadas durante um período de retenção de 90 dias corridos, contado a partir da data de criação, e serão removidas após este período.
Para a comunidade da UFMG basta a utilização de seu login e senha do minhaUFMG.
Regras de uso
-O usuário deste serviço está sujeito tanto às Termo de uso do serviço , quanto aos TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Para mais informações acesse a página do serviço
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
–Custos
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
As consultas eleitorais da UFMG, feitas online, foram viabilizadas em ação conjunta da CAC (Coordenadoria de Assuntos Comunitários), do laboratório Inscrypt do DCC (Departamento de Ciência da Computação) e da DTI (Diretoria de Tecnologia da Informação) visando implementar uma ferramenta, na UFMG, utilizando o software livre Helios Voting.
Para agregar mais segurança, confiabilidade e praticidade ao Helios Voting, na gestão dos processos eleitorais, a DTI desenvolveu o Sistema de Consulta da UFMG.
Para mais informações consulte o link https://consultas.ufmg.br
Canais de prestação do serviço:
A DTI oferece aos usuários um serviço de atendimento telefônico para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de problemas, que pode ser acessado nos dias úteis, das 8:00 às 18:00, através do telefone 3409.4009, ou via suporte@dti.ufmg.br
Perguntas frequentes do serviço:
FAQ – Votantes
FAQ – Administradores
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
Prestação de consultoria em processos de compra para os órgãos vinculados a Administração Central. Abrange a especificação de itens e equipamentos de microinformática e de rede de computadores.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 4 (quatro) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
A área de armazenamento da caixa postal pessoal no minhaUFMG, tem os seguintes limites técnicos.
-
Caixas institucionais: sem limite de cota
-
Servidores (docentes e técnicos): 1 Giga bytes
-
Alunos: 50 Mega bytes
Como formas de gerir melhor seu espaço sugerimos a realização da desanexação de arquivos e o arquivamento de dados .
-O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
Aplicativo da HCL para utilização do correio corporativo da UFMG em dispositivos móveis. Atualmente o serviço está disponível para funcionários (professores e técnicos), nos servidores estilão e carretel.
Para informações detalhadas do tutorial descritivo deste serviço clique nos links abaixo:
Configuração HCL Verse no Android
-O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento para solução de dúvidas de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
Criação de caixa postal institucional para setores e departamentos da UFMG.
O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de Uso do Serviço, quanto ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
É possível configurar para que outras pessoas possam gerenciar seu e-mail para você, incluindo entradas do calendário, contatos e tarefas. Você também pode permitir que eles executem determinadas tarefas, como o envio de mensagens ou a criação de entradas. Com isso, através da própria senha do minhaUFMG ou do cliente IBM Notes será possível que acessem o e-mail sem a necessidade de compartilhamento da senha.
A delegação também pode ser usada para acesso via web de um E-mail Corporativo Institucional em que o acesso é restrito ao cliente IBM Notes.
-O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Informações detalhadas do tutorial descritivo deste serviço estão disponíveis no Tutorial de Delegação de Acesso ao Correio.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
Envio de e-mail para toda a comunidade da UFMG ou determinado segmento com conteúdo informativo e de divulgação.
O serviço é oferecido a qualquer órgão da administração central, suplementares, auxiliares ou complementares; unidades acadêmicas ou administrativas e departamentos acadêmicos ou administrativos, professores e pesquisadores e discentes da UFMG.
-O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de uso do Serviço, quanto ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Diagrama do processo de Divulgação de Mensagem em massa: clique aqui
Horário de solicitação da divulgação: de segunda a sexta, até 16:30 hrs. As solicitações enviadas após este horário serão tratadas no próximo dia útil.
Prazo para divulgação: até 4 (quatro) horas úteis, a partir do recebimento da solicitação pela DTI.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
Está disponível para a Comunidade da UFMG um endereço de e-mail @ufmg.br. Ele obrigatoriamente é o login/Nome de usuário no portal minhaUFMG acrescido de @ufmg.br
Por exemplo, se eu utilizo o login/Nome de usuário josedasilva2022 para entrar no portal minhaUFMG, o meu e-mail é josedasilva2022@ufmg.br .
As mensagens desse endereço podem ser recebidas de duas formas:
- Caixa de Correio no portal minhaUFMG:
Se você optou por Criar uma Caixa de Correio no portal minhaUFMG e não realizou o redirecionamento de mensagens, você receberá as mensagens na sua Caixa de Correio, que pode ser acessada pelo link Correio dentro do portal.
Embora ao criar uma caixa de Correio você obrigatoriamente crie um novo endereço no domínio do seu @departamento.ufmg.br, o seu endereço @ufmg.br é mantido e as mensagens destinadas aos dois endereços são entregues na mesma caixa de Correio.
- Redirecionamento de Mensagens:
Caso opte por redirecionar as suas mensagens para um serviço de e-mail externo, exemplo Gmail, Hotmail ou um serviço de e-mail da sua unidade, as mensagens serão direcionadas automaticamente para o endereço indicado.
Nesta situação, é importante salientar que o recebimento de mensagens está sujeito as políticas do provedor do serviço e que as mensagens marcadas como SPAM não serão encaminhadas automaticamente. Você deverá liberar através do Relatório de Quarentena que é enviado periodicamente para o seu endereço assim que uma mensagem for barrada.
Regras de uso:
O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de uso do Serviço, quanto aos TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Canais de prestação do serviço:
(31) 3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Como criar uma Caixa de Correio
Como redirecionar as mensagens
Como alterar o redirecionamento de mensagens
Como desativar o redirecionamento de mensagens
Descrição/Informações do Serviço:
Grupo de usuários de e-mails é uma maneira rápida de enviar um e-mail a várias pessoas sem que você precise ficar digitando o endereço de todos eles no campo de destinatário todas as vezes que for enviar um e-mail para as mesmas pessoas. Sempre que for enviar um e-mail para estas pessoas, basta enviar para o endereço do grupo de e-mails.
-O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
O IBM Notes é um software cliente de e-mail utilizado para acesso ao serviço e-mail e agenda corporativo oferecido pela DTI à comunidade. O acesso ao E-mail Corporativo Institucional é feito prioritariamente pelo IBM Notes.
Versão utilizada: 9.0.1
Os clientes para instalação estão disponíveis aqui:
Caso você deseje instalar as instruções estão disponíveis em no Tutorial de Instalação e Configuração do IBM Notes 9.0.1
-O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
Recuperação de senha e arquivo ID do IBM Notes, necessários para utilização do cliente IBM Notes.
-O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
Para ter acesso ao serviço, é necessário preencher o Formulário de Fornecimento de ID IBM Notes de Contas Institucionais disponibilizado abaixo. Lembramos que o formulário de solicitação deve estar devidamente preenchido e assinado pela chefia imediata, com o uso de certificado digital (ICPBrasil, ICPedu ou gov.BR) e enviado de um e-mail institucional.
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
Renovação de certificado de acesso às caixas postais pessoais e institucionais utilizado no IBM Notes, após o vencimento do período de validade.
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
Enviar o arquivo .ID em anexo na solicitação para suporte@dti.ufmg.br
Instruções para localização do arquivo .ID Instruções para localização do arquivo .ID.
Dúvidas: (31)3409-4009
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
O acesso ao sistema de correio eletrônico corporativo além de via web pode ser feito via cliente de e-mail através dos protocolos POP3 ou IMAP.
Utilizando o protocolo POP3 as mensagens são transferidas do servidor para o cliente local. Após a transferência, as mensagens são excluídas do servidor de correio eletrônico da DTI. Assim que as mensagens são baixadas para o seu dispositivo, as mesmas, por padrão, são excluídas do servidor ficando disponível apenas no dispositivo. Este protocolo é indicado em casos onde é indicado realizar o backup de conteúdo da sua conta de e-mail para liberação de espaço.
As configurações do POP3 são:
Servidor de alunos: pop3aluno.grude.ufmg.br:
Servidor de Funcionários e Professores: pop3.grude.ufmg.br
Porta: 995
Segurança: SSL/TLS
O protocolo IMAP realiza a sincronização das mensagens entre servidor e dispositivos configurados. Diferente do POP3 as mensagens continuam salvas no servidor.
Servidor de alunos: pipa.grude.ufmg.br:
Servidor de Funcionários e Professores: imap.grude.ufmg.br
Porta: 993
Segurança: SSL/TLS
O SMTP é a configuração utilizada para o envio de mensagens através do cliente. As configurações são:
Servidor: smtp.grude.ufmg.br
Porta: 465
Segurança: SSL/TLS
ATENÇÃO: Por questões de segurança, para utilização do protocolo SMTP é obrigatório que o seu endereço IP possua o DNS Reverso cadastrado.
Estes protocolos não são permitidos para acessar os E-mails Corporativos Institucionais, exceto os que necessitam de softwares leitores de tela para acessibilidade.
Segue abaixo instruções mais detalhadas para configuração dos Clientes Outlook e Thunderbird:
Configuração POP3 para Mozilla Thundebird 31.0
Configuração POP3 para Microsoft Outlook 2010
Configuração IMAP para Mozilla Thundebird 31.0
Configuração IMAP para Microsoft Outlook 2010
Atendimento para solução de dúvidas de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
Suporte ao uso ou relato de problemas durante a utilização do software IBM Notes que é utilizado para acesso ao correio eletrônico corporativo fornecido pela DTI.
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
D
Descrição/Informações do Serviço:
Serviço de diretório é um banco de dados estruturado, baseado no protocolo LDAP, que armazena informações sobre usuários, computadores, recursos e serviços.
Implementado utilizando software livre, o serviço de diretório corporativo possibilita, dentre outros recursos:
- Autenticação de usuários em estações de trabalho;
- Administração centralizada de usuários;
- Administração centralizada de grupos;
- Administração centralizada de segurança;
- Instalação de aplicativos e gerenciamento configuração das estações de trabalho a distância;
- Integração com servidores de arquivos;
- Integração com servidores de impressão;
Não faz parte desse serviço a gerência de usuários locais, a implementação servidores de arquivos, de impressão, dentre outros, nas unidades solicitantes. Para mais informações consulte o manual do serviço.
O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de uso do Serviço, quanto ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Canais de prestação do serviço:
Para ter acesso ao serviço, é necessário ler e aceitar as Regras e Termos de Uso do Serviço de Diretório Corporativo e preencher o Formulário de Solicitação, ambos disponibilizados abaixo. Em seguida enviar o formulário preenchido e assinado pelo Diretor da unidade solicitante para suporte@dti.ufmg.br. Outras informações em (31) 3409-4009.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Este serviço compreende o registro de domínios de terceiro nível, como subdomínios do ufmg.br.
O domínio oficial da UFMG na internet é ufmg.br e todos os domínios de correio eletrônico e sítios da Universidade devem pertencer a um subdomínio dentro do ufmg.br. Os subdomínios ligados diretamente a ufmg.br são ditos de terceiro nível.
Estes nomes devem ser alinhados com os objetivos institucionais e estruturas organizacionais da Universidade.
Canais de prestação:
Para ter acesso ao serviço, é necessário ler e aceitar as Regras e Termos de Uso do Serviço e preencher o Formulário de Solicitação, disponibilizados abaixo.
-
O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de Uso quanto ao Termo de Compromisso de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação da UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
E
Descrição/Informações do Serviço:
O serviço de videoaula possibilita a elaboração e disponibilização, na web, de acesso a um vasto material didático, que pode ser usado como apoio ao ensino a distância ou mesmo como reforço de aulas presenciais.
A videoaula é um conteúdo que vai além de vídeos. Esse serviço integra diversos tipos de mídia – vídeo, áudio, roteiro, animações, hiperlinks e arquivos de apoio – e é usado para fins didáticos, pois possui recursos de interatividade e navegação assíncrona. Isso permite que o aluno acesse uma videoaula em qualquer lugar e a qualquer momento, além de participar ativamente do processo de aprendizagem.
Acesso público:
Para assistir às aulas basta acessar o site de videoaulas da RNP e escolher a aula de interesse, não sendo necessário nenhum tipo de cadastro.
Envios:
Os membros da comunidade minhaUFMG que desejarem enviar vídeos deverão se informar através da página do de ajuda do serviço serviço eduplay no site da RNP.
O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de uso do Serviço, quanto ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custo:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
A RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa provê diversos serviços para sua comunidade de usuários. A DTI, com o objetivo de facilitar a busca para a comunidade universitária, organizou aqui os principais:
EDUROAM (EDUCATION ROAMING)
O eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (Wifi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça esta facilidade como provedora de serviço.
Instruções para configuração de dispositivos.
Para a comunidade da UFMG basta a utilização de seu login e senha do minhaUFMG.
Regras de uso:
-O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de uso do Serviço, quanto aos TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Para mais informações, acesse a página do serviço
–Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
F
Descrição/Informações do Serviço:
O serviço FileSender consiste em um sistema capaz de viabilizar, de maneira simples, o envio de arquivos grandes entre usuários da rede, por meio de uma interface web.
A troca de arquivos é feita de maneira confiável, permitindo que o destinatário tenha garantia sobre quem lhe enviou o arquivo. Como o arquivo não é enviado diretamente para o destinatário, mas sim colocado à sua disposição para download, o destinatário não precisa se preocupar com as questões relacionadas aos limites de sua caixa postal ao receber o arquivo.
Além disso, o serviço permite o envio de um mesmo arquivo para diferentes usuários e o envio de um voucher para que usuários sem acesso ao serviço possam realizar o upload de um arquivo específico.
Para a comunidade da UFMG basta a utilização de seu login e senha do minhaUFMG.
Regras de uso:
-O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de uso do Serviço, quanto aos TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Canais de Prestação do Serviço:
O serviço está disponível no endereço: https://filesender.rnp.br/
Para acessar o manual de uso do serviço clique aqui.
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
G
Descrição/Informações do Serviço:
Redmine é um aplicativo Web de gerenciamento de projetos . Escrito usando o framework Ruby on Rails, é multi-plataforma e cross-database.
Redmine é open source e liberado sob os termos da Licença GNU General Public License v2 (GPL).
-O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Quem pode solicitar?
Membro ou órgão da administração central
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
H
Descrição:
Compreende a disponibilização de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação apropriada para a gestão, armazenamento e disponibilização do acesso ao conteúdo do site do Usuário.
Não faz parte desse serviço o desenvolvimento e a administração do site, bem como a alimentação do conteúdo, estando estes exclusivamente, sob a responsabilidade do Usuário do serviço.
Canais de prestação:
Para ter acesso ao serviço, é necessário ler e aceitar as Regras e Termos de Uso do Serviço e preencher o Formulário de Solicitação, disponibilizados abaixo.
- Regras de Uso
- O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de Uso quanto ao Termo de Compromisso de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação da UFMG do minhaUFMG.
- Formulário de Solicitação
- Requisitos Técnicos
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
ATENÇÃO: Instalação de Ferramentas e Aplicações Web
A DTI possui ambientes preparados para atender demandas específicas. Alguns exemplos são:
- Redmine, para Gerenciamento de projetos.
- Lime Survey, para Construção de questionários.
- MediaWiki, para Construção de Wikis.
- OCS, para Gerenciamento de conferências e congressos.
- RT – Request Tracker, para Gestão de Solicitações
As ferramentas disponibilizadas à comunidade UFMG podem ser encontradas no Catálogo de Serviços da DTI. O interessado deverá solicitar acesso a essas ferramentas conforme orientações e regras indicadas na página de cada serviço.
I
Descrição/Informações do Serviço:
Tratamento e mitigação de incidentes de segurança da rede de dados da UFMG.
Controle de infrações realizadas por usuários como infração de direitos autorais, e incidentes que comprometam a segurança da rede de dados.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4535 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
M
Descrição/Informações do Serviço:
Manutenção de hardware e softwares licenciados em desktops e notebooks corporativos de unidades administrativas vinculadas à UFMG.
Serviços de Computação Pessoal: serviços de suporte presencial, telefônico, ou acesso remoto, ao usuário de Desktop ou notebook corporativo.
Suporte de nível 1 (atendimento e registro da solicitação, direcionando o chamado para o nível superior).
Atendimento da solicitação de 8:00 às 17:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Observação:
Caso seja necessário a passagem de cabos de rede e/ou mudança de ponto elétrico o pedido deve ser realizado diretamente ao Demai/DLO pelo email: os@sim.ufmg.br telefone: 3409-4280 pelo assistente administrativo de cada unidade, que são as pessoas cadastradas para realizar tais pedidos no setor.
Descrição/Informações do Serviço:
A Comunidade da UFMG tem acesso ao serviço gratuito disponibilizado pela Microsoft para a utilização dos softwares online do Office 365 (Word, Excel, PowerPoint e OneNote ). Além deles, para atividades acadêmicas não presenciais, está disponível o Microsoft Teams, que pode ser utilizado para reuniões, aulas ou conferências.
Embora seja utilizado o endereço @ufmg.br as contas não estão interligadas sendo necessário que você realize o processo de Criação de conta .
Manual de criação da conta:
Veja orientações do Tutorial
Regras de uso:
O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de uso do Serviço, quanto aos TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Canais de prestação do serviço:
(31) 3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
Acerto do nome ou hierarquia de e-mail de usuários já cadastrados no portal minhaUFMG.
Para alunos é necessário que o nome seja alterado primeiramente no DRCA e para funcionários e professores do quadro deverá ser alterado pela seção de pessoal de sua Unidade.
-O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
Geração de documento pessoal contendo os NIP´s (Números de Identificação Pessoal), que são números que funcionam como uma senha e são utilizados para obtenção do registro no minhaUFMG. O usuário, ao receber estes números, deve portanto zelar pela sua guarda em local seguro.
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
Fornecimento da Folha de NIPs (Números de Identificação Pessoal) para realização do cadastro no portal minhaUFMG para funcionários de fundações, terceirizados, dentre outros, que seja demonstrada, de forma justificada, a necessidade do uso dos recursos de tecnologia da informação da UFMG.
Ver Termos de uso dos recursos de TI do minhaUFMG.
O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de Uso do Serviço, quanto ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
Para solicitar, a Diretoria do Órgão/Unidade deverá enviar o formulário de solicitação preenchido e enviar para o e-mail suporte@dti.ufmg.br seguindo as orientações contidas nas Regras de Uso do Serviço Inclusão de Pessoas Externas.
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
A UFMG utiliza o Moodle, há mais de uma década, como ferramenta de apoio às atividades de educação a distância de seus cursos presenciais e semipresenciais.
O Moodle é uma ferramenta que possui recursos que permitem a acessibilidade por pessoas com deficiências e que também pode ser acessado por dispositivos móveis. O ambiente UFMGVirtual pode ser acessado com o uso de um navegador web a partir de qualquer dispositivo em função de suas características de responsividade (adaptação a diferentes formatos de exibição).
Desde o segundo semestre de 2018, a comunidade universitária ampliou a possibilidade de acesso ao Moodle por dispositivos móveis, pois poderá utilizar também o aplicativo oficial do sistema. Esse aplicativo é desenvolvido e mantido pela Moodle HQ, uma empresa independente, sediada na Austrália, responsável pela criação dessa que é hoje a principal plataforma de educação a distância no mundo hoje.
Há recursos interessantes no aplicativo. Por ele, é possível:
– fazer download do conteúdo do curso, para poder navegar mesmo offline;
– receber notificações instantâneas de mensagens e outros eventos;
– fazer upload de imagens, áudio, vídeos e outros arquivos;
– ver as notas dos cursos e turmas que foram lançadas no moodle (não aquelas do Diário de Classe).
Manual de configuração do aplicativo
O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de suporte é de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação de suporte do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
MOODLE é o acrônimo de “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment”, um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.
Criação de turmas no para auxílio ao ensino presencial, projetos ou trabalho em equipe, e para cursos de extensão. Há ainda a Metaturma conceito criado pela DTI para designar uma turma formada pela junção de outras turmas, com o objetivo de compartilhar informações e recursos comuns. Todos os participantes das turmas que compõem a Metaturma são adicionados automaticamente à Metaturma. Este processo faz com que ao invés de ser necessário realizar a interação em várias turmas separadas isto seja feito de forma agregada em um só ambiente. Isto é útil, por exemplo, para professores que lecionam a mesma disciplina ou semelhantes para várias turmas.
Políticas de uso implantadas no UFMGVirtual durante o período de Ensino Remoto Emergencial e Híbrido
O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de uso do Serviço, quanto ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Formulário de solicitação de criação de Turma
Formulário de inclusão de participantes em turmas extensão
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
O
Descrição/Informações do Serviço:
O serviço oferecido compreende a disponibilização para a comunidade do minhaUFMG da Ferramenta de Reconhecimento Óptico de Caracteres (Optical Character Recognition – OCR). A ferramenta permite converter documentos escaneados em documentos de texto pesquisável e editável, em formato PDF.
Acesso ao serviço:
Para acessar o serviço é necessário possuir cadastro ativo no portal minhaUFMG
O serviço compreende cinco passos:
1. Ler e aceitar os Termos de Uso
2. Acessar o site da ferramenta OCR – disponível em https://ocr.ufmg.br/
3. Realizar upload do arquivo
4. Aguardar a conversão do arquivo em texto pesquisável
5. Realizar download do arquivo convertido
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
P
Descrição/Informações do Serviço:
Compreende a disponibilização para a comunidade UFMG do OJS – Open Journal System (no original em inglês), software para gerenciamento e publicação de periódicos, que contempla os diversos estágios deste processo, desde a submissão até a publicação online e indexação.
O OJS ou SEER (Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas) é um software livre adotado pelo IBICT, recomendado pela CAPES e desenvolvido pela Public Knowlegde Project.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 4 (quatro) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
Para solicitar a criação de um novo periódico na plataforma, é necessário preencher o formulário eletrônico disponibilizado a seguir:
Solicitação de serviços
A solicitação passará pela análise da PRPq, órgão aprovador do serviço. A PRPq irá solicitar o serviço diretamente a DTI que providenciará a criação do novo periódico.
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
Plantão extra-expediente para atender a situações emergenciais de indisponibilidade dos serviços e sistemas essenciais providos pela infraestrutura de TI.
> Horário do plantão extra-expediente: das 18:00 às 24:00, nos dias úteis, e de 07:00 às 22:00, aos sábados, domingos e feriados.
> Acionamento por ligações de voz pelo celular (31) 99313.0450.
Serviços atendidos pelo plantão:
> Interrupção total ou parcial da Rede de voz (telefonia), da Rede de dados (cabeada e sem fio), Equipamentos centrais e Aplicativos, Sistemas e Serviços;
> Tratamento de ocorrências de amplo impacto que afetam necessidades essenciais da comunidade;
> Não são tratadas demandas pontuais ou individuais, ou que sejam referentes a dúvidas de utilização dos recursos de TI;
> Queda ou travamento dos equipamentos que disponibilizam os aplicativos, sistemas e serviços centralizados.
Para esclarecimento de dúvidas na utilização dos sistemas e serviços da DTI ou para encaminhamento de problemas referentes aos mesmos:
> em dias úteis, das 08:00 às 17:00, use o telefone de suporte em (31) 3409-4009 ou o email suporte@dti.ufmg.br.
Canais de prestação do serviço:
> Plantão extra-expediente: celular (31) 99313.0450.
> Expediente normal: (31) 3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
Este serviço refere-se especificamente sobre pedidos de consultoria em soluções de cabeamento estruturado em nível básico contemplando as seguintes atividades:
– Análise de melhor local para instalação do equipamento principal de rede.
– Especificação de equipamentos comutadores (switches) para interligação ao equipamento central.
– Levantamento do melhor posicionamento dos equipamentos da rede sem fio, AP.
– Especificação de cabos ópticos, cordões e outros acessórios necessários para instalação.
Canais de prestação do serviço:
O pedido de consultoria deve ser agendado mediante disponibilidade da equipe por meio de uma mensagem eletrônica oficial da instituição enviada para suporte@dti.ufmg.br com as seguintes informações:
Assunto: Consultoria em cabeamento estruturado
Nome do solicitante, local onde será realizada avaliação da rede, ramal para contato, nome do responsável de TI local caso exista.
Este serviço não contempla:
– Projeto completo de cabeamento estruturado seguindo normas ABNT pertinentes.
– Lista de material completa de equipamentos e acessórios necessários.
– Certificação de cabeamento.
– Lançamento de cabos.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Descrição/Informações do Serviço:
O Serviço refere-se à solicitação de novo projeto de TIC e deve ser feito por usuário devidamente autorizado pela diretoria do órgão solicitante.
Entende-se por projeto um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Alguns exemplos de projetos: novo sistema; novas funcionalidades para um sistema já existente; avaliação, estudo e instalação de novo software de mercado para uso da comunidade, entre outros.
Canal de prestação:
Primeiramente, para ter acesso ao serviço é necessário elaborar o documento de Solicitação de Projeto, cujo modelo está disponível no link abaixo.
Em seguida, deve ser preenchido o formulário eletrônico para encaminhamento do projeto junto à DTI, anexando o documento de Solicitação de Projeto, previamente elaborado.
Atendimento da solicitação das 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 4 (quatro) dias úteis.
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
É usado geralmente por usuários da Rede UFMG que possuem computadores portáteis e queiram utilizá-los numa faixa de IP da UFMG, mesmo quando não estão conectados a ela para acessar artigos acadêmicos disponibilizados por algumas instituições diferentes da CAPES.
Para acesso a CAPES basta acessar o minhaUFMG– serviços- Acesso ao Portal CAPES.
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Q
Descrição/Informações do Serviço:
O serviço oferecido compreende disponibilizar a ferramenta LimeSurvey para criação de questionários online.
Este software possibilita que usuários sem conhecimento sobre desenvolvimento de software possam publicar
e coletar respostas de questionários.
O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de uso do Serviço, quanto ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
R
Descrição/Informações do Serviço:
Instalação de pontos finais da rede telefônica, instalação de novos ramais, identificação de falhas e reparo em pontos de finalização da rede telefônica, substituição de aparelhos telefônicos.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 17:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4000 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
Manutenção para a instalação ou substituição de ativos de rede (comutadores/switches) na rede cabeada da UFMG. Cessão de equipamentos em situações especiais para unidades acadêmicas.
Os ativos de rede devem fazer parte do patrimônio da UFMG.
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Observação:
Descrição/Informações do Serviço:
A rede sem fio pode ser acessada pelos membros ativos da comunidade UFMG cadastrados no minhaUFMG e também por convidados.
O acesso é possível através de Notebooks, Netbooks, Tablets, Smartphones e outros aparelhos que possuam a função de conexão com uma rede sem fio.
O sistema operacional do equipamento deverá aceitar criptografia WPA2-Enterprise.
Condições de utilização: clique aqui
Para o acesso de pessoas convidadas existem duas situações:
– Se a pessoa tiver conta em uma instituição que participe da eduroam, ela pode conseguir o acesso se fizer a configuração do equipamento de acordo com as instruções de sua instituição de origem. As instruções de configuração da rede sem fio da UFMG podem funcionar se a instituição de origem utilizar a mesma forma de autenticação de usuários que a UFMG.
– O convidado que não pertencer a instituição que participe da eduroam e havendo interesse institucional da UFMG, a pessoa pode ser registrada temporariamente como usuária da rede sem fio da UFMG, através de uma aplicação disponível em https://sistemas.ufmg.br/registro-convidados-rede-sem-fio/, que também pode ser acessada pelo portal minhaUFMG.
A quantidade de informações solicitadas pela aplicação visa identificar claramente a pessoa, de maneira que ela possa ser responsabilizada em caso de uso inadequado dos recursos de TI da UFMG, assim como os dados necessários para identificar quem realizou o cadastro também são coletados.
A aplicação pode ser executada por qualquer membro do corpo docente ou por funcionário técnico-administrativo previamente autorizado pela diretoria ou superintendência de sua escola ou órgão. A autorização deve ser encaminhada para suporte@dti.ufmg.br .
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Descrição/Informações do Serviço:
A rede sem fio da UFMG permite a navegação na internet usando uma única senha atrelada ao MinhaUFMG. Ela está disponível em grande parte das unidades da universidade permitindo a mobilidade no acesso para os usuários.
A rede tem por finalidade complementar o acesso à internet e não dispensa o uso da rede cabeada para utilização de sistemas acadêmicos ou demandas específicas como transmissão de vídeo ao vivo, telemedicina, entre outros.
Mais informações: http://www.redesemfio.ufmg.br/configuracao/
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
Em eventos de grande porte o responsável pelo evento pode procurar a equipe de TI do local onde o evento será realizado, que fará o pedido de criação de uma rede temporária que exigirá autenticação através de uma senha comum.
O pedido de criação de redes para eventos deve ser feito através de uma mensagem eletrônica oficial da instituição enviada para suporte@dti.ufmg.br com as seguintes informações:
– Datas, locais, nome e descrição do evento, número previsto de participantes e informações necessárias para contato com os responsáveis.
Observações:
– É obrigatória a ciência da equipe de TI local sobre o evento.
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
O usuário da rede sem fio pode ter o seu acesso bloqueado devido a um ou mais dos seguintes fatos, entre outros:
– Login utilizado em mais de três aparelhos simultaneamente.
– Infligir o termo de uso.
– Identificado em infração de direitos autorais.
Nestes casos, após o usuário tomar ciência do fato e tomar as ações cabíveis quando necessárias, deverá informar via e-mail a resolução do impedimento. No e-mail deverá constar login do minha UFMG, nome completo e o tipo de infração cometida.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Descrição/Informações do Serviço:
Manutenção da rede sem fio com a finalidade de manter o serviço disponível em operação. Verificação de funcionamento dos Aps, testes em conjunto com a equipe de TI da unidade.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
O Request Tracker – RT – é um software para gerenciamento de solicitações. Ele permite identificar, acompanhar e documentar todo o processo percorrido para resolução de um solicitação, bem como a situação em que o mesmo se encontra. No RT a solicitação é chamada de Tíquete e identificada por uma numeração automática única no sistema.
Os tíquetes serão separados em Filas de acordo com o assunto que o engloba. Cada fila irá possuir uma política de acesso e tratamento dos pedidos bem como um responsável. A distinção das filas pode ser feita manualmente ou de acordo com o e-mail para qual foi enviada a solicitação.
O acesso será feito através de uma interface Web utilizando o login e senha do portal minha.UFMG. Cada atendente deverá ser cadastrado no sistema para que seja definida as permissões de acesso.
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Quem pode solicitar?
Membro ou órgão da administração central
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
S
Descrição/Informações do Serviço:
A UFMG utiliza, em seus procedimentos administrativos, sistemas de controle mantidos pelo governo federal. Estes sistemas são chamados de “estruturantes”. Os mais conhecidos são o Siape, o Sigepe, o Siafi, o Siasg, dentre outros.
Desde 1995, para agilizar o acesso e permitir a descentralização das atividades relacionadas aos sistemas, a DTI viabilizou infraestrutura que permite o uso por meio da rede UFMG.
A partir de 2002 o governo federal liberou o acesso aos sistemas do SERPRO através da internet, garantindo a manutenção das vantagens do modelo descentralizado de acesso da UFMG.
Para utilizar este acesso, basta clicar no link https://hod.serpro.gov.br
As senhas para acesso aos sistemas estruturantes são solicitadas ao SERPRO pelos usuários responsáveis pelos sistemas na UFMG. Dependendo do sistema, este cadastramento é controlado pelo DAP – Departamento de Pessoal, pelo DCF – Departamento de Contabilidade e Finanças ou pelo DLO – Departamento de Logística de Suprimentos e Serviços Operacionais.
Ao acessar esse endereço, pela primeira vez, e digitar corretamente o código e a senha fornecidos, será automaticamente feito o download do programa necessário para conectar aos computadores do SERPRO (Host On Demand – HOD).
Quanto executado, a tela do programa HOD apresenta dois botões, um para o Terminal e outro para a Impressora. Ele carregará também duas janelas, uma com o mapa do Brasil e outra com as imagens que indicam a conexão da impressora com o servidor. Caso, nesta última, a sessão apareça como DESCONECTADO, em vermelho, deve-se fechar esta janela, ir à janela do HOD e clicar no botão Impressora.
Canais de prestação do serviço:
A DTI oferece aos usuários um serviço de atendimento telefônico para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de problemas, que pode ser acessado nos dias úteis, das 8:00 às 18:00, através do telefone 3409.4009, ou via suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
Manutenção de sistemas e aplicativos corporativos da UFMG. Todos os sistemas e aplicativos corporativos são desenvolvidos nas plataformas de mainframe, cliente/servidor ou Web, utilizando banco de dados e disponíveis para acesso tanto online como via Web, sejam eles desenvolvimento próprio, ou por terceiros (incluindo softwares públicos).
O usuário responsável pelo sistema ou aplicativo corporativo, ou “dono do produto”, deverá informar/solicitar sua demanda (manutenção ou correção de funcionalidade) no canal de prestação do serviço abaixo, cujo acesso deve estar previamente autorizado e cadastrado. Serão conduzidos estudos para viabilizar a priorização e o atendimento da demanda.
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
Suporte ao uso ou relato de problemas durante a utilização de sistemas e aplicativos corporativos da UFMG. Todos os sistemas e aplicativos corporativos são desenvolvidos nas plataformas de mainframe, cliente/servidor ou Web, utilizando banco de dados e disponíveis para acesso tanto online como via Web, sejam eles desenvolvimento próprio, ou por terceiros (incluindo softwares públicos).
O usuário responsável pelo sistema ou aplicativo corporativo, ou “dono do produto”, deverá informar/solicitar sua demanda (suporte ao uso ou relato de problemas durante a utilização do sistema corporativo) no canal de prestação do serviço abaixo, cujo acesso deve estar previamente autorizado e cadastrado. A demanda será classificada e direcionada ao setor responsável pelo desenvolvimento ou manutenção do sistema.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Descrição/Informações do Serviço:
Compreende a disponibilização para a comunidade UFMG do SOAC (Sistema Online de Acompanhamento de Congressos), software para criação e gerenciamento de eventos, que contempla os diversos estágios deste processo, desde a criação do site do evento, submissão e aprovação de artigos, inscrições, até a publicação dos anais.
O SOAC ou OCS – Open Conference System (no original em inglês) é um software livre adotado pelo IBICT e desenvolvido pela Public Knowlegde Project.
Canais de prestação do serviço:
Para ter acesso ao serviço, é necessário ler e aceitar as Regras e Termos de Uso do Serviço e preencher o Formulário de Solicitação disponibilizados abaixo. Em seguida enviar o formulário preenchido para suporte@dti.ufmg.br. Outras informações em (31) 3409-4009.
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
O usuário deste serviço está sujeito tanto às Regras de uso do Serviço, quanto ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
T
Descrição/Informações do Serviço:
A Diretoria de Tecnologia da Informação é o órgão responsável pela gestão dos recursos e serviços de telefonia (fixa e móvel), no âmbito da UFMG.
Para normatizar questões relacionadas à telefonia, a Universidade Federal de Minas Gerais publicou a PORTARIA Nº 013, DE 18 DE ABRIL DE 2008.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4000 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Saiba mais
PORTARIA Nº 013, DE 18 DE ABRIL DE 2008.
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e considerando o disposto na Norma Operacional no 001, de 24 de abril de 2001, do Ministério da Educação,
RESOLVE:
Art. 1º As atividades de gerência, administração, planejamento, manutenção, utilização e controle dos equipamentos e serviços de telefonia – fixa, móvel e VoIP –, no âmbito da UFMG, deverão ser executadas em rigorosa observância aos procedimentos estabelecidos na supramencionada Norma Operacional, como se segue.
CAPÍTULO I
DA RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA,
PATRIMONIAL E OPERACIONAL
Art. 2º O Centro de Computação (Cecom), como o órgão responsável pela gestão do sistema de telefonia da UFMG, responsabilizar-se-á pela implantação e acompanhamento do conjunto de normas contidas nesta Portaria, pela operação e manutenção das centrais telefônicas, pelo planejamento e controle custos financeiros decorrentes, pela tarifação dos serviços disponibilizados, pela análise de projetos de expansão e atualização tecnológica desses serviços, bem como pela gerência de contratos e serviços terceirizados que se fizerem necessários.
§ 1º Não se enquadram no que se estabelece no caput deste artigo os serviços de atendimento telefônico, tanto de recepção quanto de encaminhamento de chamadas.
§ 2º Para cumprir suas atribuições nessa área específica, o Cecom deverá contar com serviços de apoio administrativo descentralizados, que ficarão a cargo das respectivas Unidades Acadêmicas ou dos Órgãos Administrativos usuários dos serviços de telefonia da Universidade.
Art. 3º Os aparelhos, equipamentos e demais acessórios de comunicação que integrem os serviços de telefonia da UFMG serão objeto de controle patrimonial, por cujo uso e guarda se responsabilizarão, no ato da respectiva entrega ou instalação, as Unidades Acadêmicas e Órgãos Administrativos usuários.
Parágrafo único. No ato da transferência para outra Unidade Acadêmica ou Órgão Administrativo, bem como no da devolução ao Cecom, qualquer desses aparelhos, equipamentos ou acessórios deverá apresentar as mesmas condições materiais que o caracterizavam quando da entrega ou instalação inicial, cabendo aos responsáveis imediatos o ônus por possíveis danos resultantes de seu uso inadequado.
Art. 4º Toda edificação da Universidade que sediar equipamentos que componham centrais telefônicas deverão possuir instalações físicas especialmente isoladas para acolhê-los, cujo acesso será restrito e controlado pelo Cecom.
Art. 5º Caberá ao Cecom manter, atualizar e divulgar informações relacionadas à distribuição de equipamentos, troncos, linhas ou ramais, bem como à localização e à utilização destes.
Art. 6º Todas as atividades que envolvam a instalação de vias aéreas ou dutos subterrâneos, cabos e antenas de transmissão, mesmo que executadas por empresas concessionárias de telecomunicação ou por terceiros, deverão ser objeto de análise e aprovação pelo Cecom.
Art. 7º Quando se tratar de projeto e execução de obras e reformas, bem como de pequenos serviços de expansão que envolvam os serviços de rede de telefonia, o Cecom e a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) deverão atuar de maneira coordenada, nos seguintes termos:
I – a realização de projetos, bem como de obras e reformas será gerenciada e executada pela Proplan, com participação do Cecom; e
II – a realização de pequenas expansões de rede será gerenciada e executada pelo Cecom, com participação da Proplan.
Parágrafo único. Normas e procedimentos comuns deverão ser firmados entre os dois órgãos para se assegurar a execução das referidas atividades de maneira integrada e com qualidade.
CAPÍTULO II
DA PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA E EXECUÇÃO FINANCEIRA
Art. 8º Anualmente, o Cecom apoiará a Proplan na avaliação e na previsão orçamentárias relativas a gastos com o sistema e os serviços de telefonia utilizados pela UFMG.
Art. 9º Os recursos previstos e aprovados para as Unidades Acadêmicas Gestoras serão repassados diretamente a elas pela Proplan, enquanto os referentes aos Órgãos Administrativos serão repassados diretamente ao Cecom.
Art. 10º. Mensalmente, o Cecom cuidará do processamento dos dados concernentes à tarifação interna, bem como providenciará, na sua área de competência, a alocação dos recursos e o pagamento das contas aos respectivos prestadores de serviço.
§ 1º O pagamento dos serviços relacionados a Unidades Acadêmicas Gestoras atendidas por centrais telefônicas específicas, mas localizadas fora do Campus Pampulha da UFMG, será feito, de forma descentralizada, pelas próprias Unidades, com acompanhamento e orientação do Cecom.
§ 2º O pagamento dos serviços relacionados às Unidades Acadêmicas Gestoras interligadas ao sistema de telefonia da Universidade será providenciado pelo Cecom, após o devido repasse de recursos pelas respectivas Unidades.
§ 3º Unidades Acadêmicas e órgãos administrativos que não recebam, ou não disponham, de recursos orçamentários para pagamento dos serviços tarifados deverão repassar recursos próprios ao Cecom, na forma estabelecida no § 2º deste artigo.
CAPÍTULO III
DA UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE TELEFONIA FIXA
E SEUS SERVIÇOS
Art. 11º. As centrais de telefonia fixa da UFMG serão distribuídas no Campus Pampulha, no Campus da Saúde e nas Unidades Acadêmicas externas a esses campi, de acordo com necessidades técnicas definidas pelo Cecom.
Art. 12º. Os ramais das centrais telefônicas da Universidade terão seus serviços programados e discriminados de acordo com as seguintes categorias e utilizações:
I – restrita – quando fazem e recebem apenas ligações internas;
II – semi-restrita – quando fazem ligações internas e recebem qualquer tipo de chamada;
III – local – quando fazem ligações locais e recebem qualquer tipo de chamada;
IV – local e celular – quando fazem ligações locais, bem como para celulares, e recebem qualquer tipo de chamada;
V – DDD – quando fazem ligações locais, bem como nacionais e para celulares, e recebem qualquer tipo de chamada;
VI – DDI – quando fazem ligações locais, bem como nacionais, internacionais e para celulares, e recebem qualquer tipo de chamada.
Art. 13º. A definição no sentido de se privilegiarem ou de se bloquearem serviços de ramais, mediante associação às categorias relacionadas no art. 12º desta Portaria, será de inteira responsabilidade do Dirigente da Unidade Acadêmica ou Órgão Administrativo solicitante e qualquer pedido nesse sentido deverá ser formalizado ao Cecom, por meio dos instrumentos que esse Centro instituir, e ser encaminhado por servidor devidamente autorizado para tal tarefa.
Art. 14º. A expansão da quantidade de ramais em funcionamento no âmbito de uma Unidade Acadêmica ou Órgão Administrativo deverá ser solicitada, com antecedência, ao Cecom e sua implantação dependerá da aprovação desse Centro, já que a viabilidade de liberação de novos ramais está associada à disponibilidade financeira, seja para a ampliação da infra-estrutura das centrais telefônicas, seja para o pagamento posterior dos custos contratuais de sua manutenção.
Parágrafo único. Nesse caso, após a aprovação técnica do Cecom, caberá ao solicitante a viabilização dos recursos financeiros necessários à execução dos serviços solicitados.
Art. 15º. Considerando-se que o sistema e os serviços de telefonia da UFMG deverão ser utilizados no exclusivo interesse da Instituição, a utilização deles em caráter particular deverá gerar posterior ressarcimento das despesas dela decorrentes.
Art. 16º. Todas as ligações de longa distância – DDD ou DDI –, bem como as ligações efetuadas para aparelhos de telefonia celular, deverão ser acompanhadas e justificadas pelo responsável de cada Unidade Acadêmica ou Órgão Administrativo.
§ 1º As ligações telefônicas serão controladas, mediante aferição e atestação pelos respectivos usuários, por meio de relatórios mensais de consumo, que deverão ser arquivados nas respectivas Unidades Acadêmicas ou Órgãos Administrativos, assim como, se for o caso, deverão ser retidos, também em arquivo, os comprovantes de ressarcimento das despesas correspondentes, enquanto os respectivos atestados serão encaminhados mensalmente ao Cecom.
§ 2º Em situações excepcionais, ou a pedido dos Dirigentes das Unidades Acadêmicas e Órgãos Administrativos usuários, o Cecom poderá emitir relatórios discriminados de todas as ligações locais realizadas, por setor, em cada um deles.
Art. 17º. Mesmo que possuírem serviço de telefonia fixa independente das centrais telefônicas da Universidade, as Unidades Acadêmicas ou Órgãos Administrativos deverão obedecer ao disposto no art. 15º e no caput do art. 16º desta Portaria.
CAPÍTULO IV
DA UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE
TELEFONIA MÓVEL CELULAR E SEUS SERVIÇOS
Art. 18º. O sistema de telefonia móvel celular que integrar os equipamentos e linhas contratados para uso institucional somente poderá ser utilizado por servidores designados pelo Reitor da UFMG.
§1º Os equipamentos e linhas de telefonia celular de propriedade da UFMG, ou a esta cedidos, mediante contrato, pelas respectivas concessionárias, destinar-se-ão, exclusivamente, a realização de comunicações em razão de serviço e, por via de conseqüência, sua utilização em caráter particular deverá gerar posterior ressarcimento das despesas dela decorrentes.
§ 2º Os usuários de equipamentos de telefonia celular deverão ser categorizados por faixas de consumo, segundo análise do Reitor, amparada em opinião técnica do Cecom.
Art. 19º. Toda a utilização dos serviços de telefonia móvel celular deverá ser acompanhada e justificada especificamente pelo usuário de cada uma das linhas contratadas.
Parágrafo único. Os serviços de telefonia móvel celular serão controlados, mediante aferição e atestação pelos usuários, por meio das faturas mensais de consumo emitidas pela empresa fornecedora do serviço, e, quando for o caso, os comprovantes de ressarcimento das despesas à UFMG, bem como os respectivos atestados, deverão ser enviados mensalmente ao Cecom.
Art. 20º. Os usuários de telefone móvel celular serão responsáveis por sua guarda e conservação e, em caso de perda do aparelho, deverão notificar o fato imediatamente, por escrito, ao Cecom e repor o equipamento, sem qualquer ônus para a UFMG.
Parágrafo único. Em caso de roubo, para instrução do competente Processo Administrativo, a notificação ao Cecom deverá ser acompanhada pelo correspondente Boletim de Ocorrência policial.
Art. 21º. Os usuários do telefone móvel celular deverão abster-se de utilizá-lo em locais onde haja disponibilidade de meios de comunicação mais econômicos.
Art. 22º. Será vedada aos respectivos usuários a transferência do uso de aparelhos ou linhas de telefonia móvel celular a terceiros, sem prévia autorização do Reitor da UFMG e correspondente comunicação ao Cecom.
CAPÍTULO V
DA UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DETELEFONIA VoIP
E SEUS SERVIÇOS
Art. 23º. O sistema VoIP da UFMG é o serviço de telefonia via internet, ofertado a sua comunidade. Esse sistema faz a interligação dos sistemas de telefonia de órgãos integrantes do projeto VoIP@RNP, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
§ 1º O acesso ao sistema VoIP será garantido pelo fornecimento de um número único de telefone VoIP a cada um dos membros da comunidade universitária – professores, servidores técnico-administrativos e alunos – por meio de instrumentos e procedimentos fornecidos pelo Cecom.
§ 2º A disponibilização de números de telefone VoIP institucionais – ou seja, para uso de departamentos e setores de Unidades Acadêmicas ou Órgãos Administrativos – deverá ser solicitada diretamente ao Cecom.
Art. 24º. Os telefones VoIP deverão ter seus serviços programados e discriminados de acordo com as seguintes categorias e utilizações:
I – restrita – quando apenas recebem qualquer tipo de chamada;
II – semi-restrita – quando fazem ligações internas e recebem qualquer tipo de chamada;
III – local – quando fazem ligações locais e recebem qualquer tipo de chamada;
IV – local e celular – fazem ligações locais, bem como para celulares, e recebem qualquer tipo de chamada;
V – DDD – quando fazem ligações locais, bem como nacionais e para celulares, e recebem qualquer tipo de chamada;
VI – DDI – quando fazem ligações locais, bem como nacionais, internacionais e para celulares, e recebem qualquer tipo de chamada.
§ 1º Nenhuma dessas categorias sofrerá restrições locais quando o aparelho de destino for integrante do sistema VoIP da RNP.
§ 2º As restrições próprias a cada uma dessas categorias aplicar-se-ão à complementação de ligações por intermédio das centrais telefônicas da UFMG.
Art. 25º. A definição no sentido de se privilegiarem ou se bloquearem serviços de telefones VoIP, pela associação deles a outras categorias informadas no art. 24º desta Portaria, será de responsabilidade do Dirigente da Unidade Acadêmica ou Órgão Administrativo solicitante, cujo pedido deve ser formalizado ao Cecom, por meio dos instrumentos que este Centro instituir, e encaminhado por servidor devidamente indicado para tanto.
§ 1º Todos os telefones VoIP, ao serem ativados, se incluíram na categoria semi-restrita;
§ 2º Ao se constatar o uso não-acadêmico, ou fora do interesse da UFMG, de qualquer telefone VoIP, compete ao Cecom a prerrogativa de inseri-lo na categoria restrita ;
Art. 26º. Para o encaminhamento de chamadas feitas a partir de aparelhos telefônicos, o acesso ao sistema VoIP será liberado por intermédio de ramal específico fornecido pelo Cecom.
Art. 27º. Quando utilizarem recursos de centrais telefônicas da UFMG, as ligações feitas por meio de telefone VoIP deverão obedecer às normas do serviço de telefonia fixa estabelecidas nesta Portaria.
Art. 28º. Será vedada a transferência de uso de linhas de telefonia VoIP a terceiros.
Art. 29º. As ligações feitas pelo sistema VoIP, quando encaminhadas às centrais telefônicas da Universidade, originadas de outras instituições e externas ao VoIP UFMG, serão realizadas em rigorosa observância às seguintes condições:
I – somente serão completadas as chamadas internas e locais, que estarão, ainda, sujeitas a controle de duração e outras restrições definidas pelo Cecom;
II – com o objetivo de se garantir a economicidade do processo, essas ligações serão controladas mediante aferição e atestação pelo Cecom, por meio de relatórios mensais de consumo, que deverão ser arquivados nesse Centro, assim como, se for o caso, deverão ser retidos, também em arquivo, os comprovantes de ressarcimento das despesas. Nesse caso, a análise e o acompanhamento dos relatórios deverão comprovar a reciprocidade entre os órgãos integrantes do sistema VoIP@RNP, bem como a economia gerada, para a UFMG, pela realização de ligações DDD, por intermédio desse sistema, sem custo, e a compensação dos custos de complementação das chamadas locais advindas de outros órgãos integrantes do mesmo sistema.
Art. 30º. Em atendimento às normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não serão completadas ligações locais provenientes da rede pública de telefonia.
Art. 31º. Em situações excepcionais ou a pedido de Dirigentes de Unidades Acadêmicas ou Órgãos Administrativos usuários, o Cecom poderá emitir relatórios discriminados a respeito de todas as ligações locais realizadas por setor, em cada um deles.
CAPÍTULO VI
DAS PROIBIÇÕES E LIMITAÇÕES
Art. 32º. A utilização dos serviços telefônicos da UFMG será vetada quando objetivarem:
I- o acesso a serviços especiais tarifados pelas concessionárias, codificados sob os prefixos 900, 102, 130 e 134;
II- o recebimento de ligações e mensagens – locais ou interurbanas – a cobrar, exceto quando previamente autorizado pelo Dirigente da Unidade Acadêmica ou Órgão Administrativo;
III- transmissão de telegramas fonados, ressalvados aqueles que, devidamente autorizados e registrados, se constituírem objeto de serviço.
Art. 33º. Os usuários de equipamentos de telefonia móvel celular, de acordo com o estabelecido no § 2º do art. 18º desta Portaria, ficarão sujeitos às faixas de consumo definidas pelo Cecom, com base nos limites mensais de despesas autorizados a cada um deles, a serem divulgadas mediante instrumento adequado indicado por esse Centro.
Parágrafo único. Em face da comprovação de esses limites estarem sendo, esporádica ou freqüentemente, excedidos, caberá ao Reitor da UFMG avaliar os casos excepcionais em que se impuser a necessidade de transferência do usuário para uma faixa de consumo superior.
CAPÍTULO VII
DO RESSARCIMENTO
Art. 34º. As despesas decorrentes da realização de ligações de longa distância – DDD ou DDI – ou, ainda, por meio de aparelhos de telefonia móvel celular que não sejam de interesse da Universidade deverão ser ressarcidas pelos usuários e, no caso específico da segunda hipótese, tal ressarcimento independerá dos limites estabelecidos pelo Cecom.
Art. 35º. Os valores a serem ressarcidos por usuários, como definido nesta Portaria, deverão ser pagos à UFMG, mediante depósito em conta bancária identificada e específica a essa finalidade, que será gerenciada pelo Cecom.
Parágrafo único. Sem prejuízo dos procedimentos disciplinares cabíveis, as autoridades administrativas da Universidade deverão adotar, imediatamente, sob pena de incorrerem em co-responsabilidade, providências para assegurar o ressarcimento referido no caput deste artigo.
Art. 36º. Ocorrendo atraso no recolhimento, por parte dos usuários, dos valores indenizáveis, a Unidade Acadêmica ou Órgão Administrativo deverão proceder à correspondente atualização monetária, que incidirá sobre o período compreendido entre a data do vencimento da conta e a data de efetivação do respectivo ressarcimento.
CAPÍTULO VIII
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 37º. Esta Portaria e as informações complementares ou as atualizações que, futuramente, a ela se imponham, bem como os documentos e formulários exigidos para a operacionalização do que, por meio dela, se determina, deverão ser divulgadas pelo Cecom, para acesso, pela rede de computadores da Universidade.
Art. 38º. As definições desta Portaria deverão manter-se subordinadas e devidamente correlacionadas às diretrizes tecnológicas estabelecidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação.
Art. 39º. Revogadas as disposições em contrário, esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 40º. A partir desta data, fica igualmente revogada a Portaria nº 248, de 31 de janeiro de 2002.
Belo Horizonte, 28 de abril de 2008.
Prof. Ronaldo Tadêu Pena
Reitor
Todos os serviços telefônicos utilizados deverão ser atestados, mensalmente, pelos usuários ou pelos responsáveis pelos serviços a partir dos relatórios de tarifação entregues pelo CECOM.
O usuário ou responsável pelo serviço deverá analisar as ligações e discriminá-las, havendo ligações de interesse particular ou que excederam de forma não justificada ao limite de uso autorizado, mesmo sendo de interesse institucional, deverão ser apontadas pelos usuários e ressarcidas por meio da GRU – Guia de Recolhimento da União, por meio do sistema SISARC para telefonia FIXA, CELULAR-Administrativo e CELULAR-Acadêmico. Deverão também, anexar aos processos do SEI: o Atestado de Uso dos Serviços e o comprovante de recolhimento da GRU. Orientamos os usuários a utilizarem o modelo dos Atestados disponíveis no SEI.
Atestado do Uso de Serviços para Telefonia Fixa Comutada
Atestado do Uso de Serviços para Telefonia Móvel
Informações sobre o Processo de Ateste de Telefonia Móvel:
A partir de Outubro de 2020 o Processos de Ateste dos Serviços de Telefonia fixa Comutada será realizado utilizando o Sistema Eletrônico de Informações.
Serão abertos processos anuais por Unidade/Setor, cuja tramitação ocorrerá mensalmente, conforme o fluxo abaixo:
1. O CECOM abrirá o processo no SEI e anexará nos processos os documentos de Centro de Custo e Conta Telefônica. Em seguida, enviará o processo para a Unidade.
2. A Unidade/Setor analisará os relatórios e incluirá o ateste. O Atestado deverá ser anexado ao Processo através do documento “ Atestado de Uso de Serviços de Telefonia Fixo” e as GRU´s que se fizerem necessárias deverão ser anexadas como “Documento Externo”. Em seguida, encaminhará o processo para CECOM-SCF.
3. O CECOM verificará os atestados e as GRU´s. E no mês seguinte reiniciará o fluxo.
Mais detalhes no fluxo abaixo.
As orientações para as Unidades/Setores devem realizar as tarefas no SEI encontra-se disponível aqui
As definições sobre o Processo de Ateste de Telefonia Móvel encontram-se em desenvolvimento.
ATENÇÃO!
Consideramos que os Atestados de Serviços Telefônicos não enviados ao CECOM encontram-se disponíveis nas Unidades para consulta dos Órgãos Controladores em caso de Auditoria interna e externa.
Ressarcimento de Ligações:
1) Escolha o tipo de ligações telefônicas em que se deseja fazer o ressarcimento e entre no link correspondente:
a) Telefonia Fixa: Acessar o link SISARC-Telefonia-Fixa
b) Telefonia Celular setor Administrativo: Acessar o link SISARC-Telefonia-Móvel-Administrativo.
c) Telefonia Celular setor Acadêmico: Acessar o link SISARC-Telefonia-Móvel-Acadêmico.
2) Preencha os dados para emissão da GRU:
– CPF/ CNPJ do responsável pelo ressarcimento
– Nome do Contribuinte
– Competência: mês e ano em que foram efetuadas as chamadas
– Valor Principal
– Valor Total
Clicar em GERAR GRU
3) Envie o comprovante para o CECOM, juntamento com os “Atestados de serviços telefônicos”
para baixa de valores devidos.
Veja como ajudar a UFMG a gastar menos com serviços de telefonia:
a) Para ligações entre telefones das Centrais Telefônicas da UFMG com origem e destino dentro do Campus Pampulha, Medicina, Enfermagem, Direito, Arquitetura, Museu, Conservatório e Montes Claros, ou para um ramal do próprio prédio, use ligação direta a ramal. Ligações deste tipo serão gratuitas;
b) Para ligações entre telefones das Centrais Telefônicas da UFMG para o Hospital das Clínicas com origem na UFMG é necessário discar o número 3307 + Ramal. Com origem no Hospital das Clínicas é necessário discar 3409 + Ramal. Ligações deste tipo serão gratuitas;
c) Procure usar e-mail e outros recursos de tecnologia da informação do projeto mFAFICHinhaUFMG. Não há custos e sua conversação fica registrada;
d) Ligações de celulares entre os usuários do plano Claro da UFMG terão custo zero, assim deverá ser dada preferência para este tipo de ligação;
e) Utilize os serviços de bloqueio e definição de categorias permitidos por nossas centrais telefônicas. Você pode racionalizar o uso e controle e evitar ligações indesejáveis;
f) Não se esqueça de que o serviço de telefonia deve ser utilizado exclusivamente para os interesses institucionais. Usando-o para questões particulares, providencie o reembolso à Universidade.
Telefonia fixa
Tarifas de telefonia fixa
Preço de Ligações originadas das Centrais Telefônicas da UFMG |
||
Operadora: Algar |
||
Tipo | Preço (por minuto) |
|
Ligações Locais (Fixo-Fixo) | R$0,00637 | |
Fixo para Celular VC1 | R$0,03186 | |
Ligações LDN (Fixo-Fixo) | R$0,01275 | |
Fixo para Celular VC2 |
R$0,03186 | |
Fixo para Celular VC3 |
R$0,03186 | |
LDI | Estados Unidos da América | R$1,27636 |
Europa | R$1,27636 | |
América do Sul, Norte e Central (exceto Cuba e EUA) | R$1,27636 | |
Ásia, África, Oceania, Antártida (exceto São Tomé e Príncipe, Diego Garcia, Timor Leste e Ilhas Nauru) | R$1,27636 | |
Cuba | R$1,27636 | |
São Tomé e Príncipe, Diego Garcia, Timor Leste e Ilhas Nauru | R$1,27636 |
Obs.: Todas as ligações LDN e LDI devem ser feitas utilizando o código da operadora 12
Para ligações LDN, o usuário deverá selecionar a prestadora ALGAR TELECOM – código 12.
As centrais telefônicas da UFMG possuem diversas funcionalidades para agilizar e simplificar o dia-a-dia de trabalho. Nesta página destacaremos como usar as mais interessantes.
Todas as funcionalidades que serão aqui descritas são acionadas diretamente a partir do teclado do telefone do usuário. Entretanto, algumas delas exigem que seja feita uma programação prévia na Central Telefônica. Este é o caso do redirecionamento de chamadas e do uso de senhas.
O uso de senha para bloquear o acesso a ramais que possuem privilégios de ligação para celular, DDD e DDI merece atenção especial. Ramais com essas características podem ser usados normalmente para ligações locais e recebimento de chamadas. Entretanto, quando se deseja realizar ligações para celular, DDD ou DDI, é necessária a digitação da senha do ramal. A liberação pode ser feita para diversas ligações consecutivas ou para uma única, conforme será mostrado quando da apresentação da relação geral de funcionalidades.
As senhas só podem ser solicitadas ao CECOM pelo diretor da unidade ou órgão na UFMG, ou pelo responsável pelos recursos de telefonia de cada local, através do envio de e-mail. Neste e-mail o solicitante deve informar os dados do ramal no qual será implantada a senha e os dados do usuário responsável pela guarda da senha. Detalhe importante: a senha é por ramal e não por usuário do ramal. Assim, se o ramal for usado por mais de uma pessoa, a senha deve ser compartilhada.
Dicas para aparelhos digitais e analógicos (sempre com o fone fora do gancho):
Transferência de ligação para outro ramal (somente aparelhos digitais):
Disque: Tecla Inquiry + ramal destino + Tecla Transfer. Para retornar à ligação disque a tecla de acesso para a linha com a qual fala (Access 1 ou Access 2)
Transferência de ligação para outro ramal (somente aparelhos analógicos):
Disque: Tecla flash + ramal destino.
Repetir último número discado: (memória – somente para ligações externas)
Disque: * * *
Encerrar ligação (somente aparelhos digitais): (somente quando estiver usando fone de ouvido)
Use a Tecla C
Captura de chamada de outro aparelho:
Disque: # + Tecla 8
Programação de retorno de ligação para ramal ocupado ou que não atendeu:
Para programar: disque ramal + Tecla 6, coloque fone no gancho e aguarde retorno.
Senha para discagem de uma única ligação celular, LDN ou LDI:
Para desbloquear o aparelho: * 72 * senha #
Para bloquear o aparelho: basta recolocar o fone no gancho.
Senha para discagem de várias ligações celular, LDN ou LDI:
Para bloquear o aparelho: * 73 * Senha #
Para desbloquear o aparelho: # 73 * Senha #
Siga-me:
Para ativar: * 21 * ramal destino #
Para desativar: # 21 #
Para desativar a partir de outro ramal: # 21 * ramal a desativar #
Redirecionamento de chamadas para outro ramal: (Programado na Central):
Redirecionamento de chamadas para outro ramal em curtos períodos:
Para ativar: * 21 #
Para desativar: # 21 #
Realização de conferência com até 8 ramais (somente aparelhos digitais):
O coordenador da conferência deve ligar normalmente para o primeiro ramal.
Para incluir outros ramais na conferência o coordenador deve usar tecla INQUIRY + ramal desejado + tecla CONF (vide visor). Esta última tecla deve ser usada quando o novo ramal atender.
Este passo pode ser repetido para incluir até mais 6 ramais.
Realização de conferência com até 8 ramais (somente aparelhos analógicos):
O coordenador da conferência deve ligar normalmente para o primeiro ramal.
Para incluir outros ramais na conferência o coordenador deve usar tecla FLASH + ramal desejado + tecla 3). Esta última tecla deve ser usada quando o novo ramal atender.
Este passo pode ser repetido para incluir até mais 6 ramais.
Disponibilização de serviço de telefonia celular institucional.
Serviço exclusivo para a equipe do Reitor, Unidades Administrativas, Unidades Acadêmicas, Hospital das Clínicas e FUMP, e também para uso em eventos esporádicos.
Necessita de autorização prévia do Gabinete da Reitora, que indicará também o limite de uso de cada usuário.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4010 ou celular@cecom.ufmg.br
Custos:
Não se aplica
Para ligações LDN, o usuário deverá selecionar a prestadora EMBRATEL – código 21.
Perguntas e respostas mais frequentes:
V
Descrição/Informações do Serviço:
VPN é uma ferramenta para a segurança das informações que trafegam na rede. O acrônimo, que representa uma “Rede Privada Virtual” (Virtual Private Network), permite o tráfego de dados de forma segura e também permite o acesso a uma rede interna de uma empresa, mesmo trabalhando em casa.
Esse serviço foi inicialmente liberado para uso exclusivo durante o estado de emergência decorrente do coronavírus e exige cadastramento prévio feito com envio de email para suporte@dti.ufmg.br.
Ele ainda está disponível e é útil para viabilizar o acesso a diversos sistemas administrativos que são implantados em plataforma cliente/servidor (visual Windows) e, apesar de serem autenticados com login e senha do minhaUFMG, não estão disponíveis no portal e só podem ser acessados, no site da DTI, dentro da rede da UFMG. Dentre eles destacam-se: Pescad, Siscaf, Siscaef, Pessaude, Pesadic, Sicpat entre outros.
Para utilizar esses sistemas de fora da rede UFMG é necessário o uso da VPN que pode ser configurada seguindo Manual.
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Canais de prestação do serviço:
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
W
Descrição/Informações do Serviço:
MediaWiki é um software livre e de código aberto do tipo Wiki escrito na linguagem de programação PHP e utiliza sistemas de gestão com base de dados MySQL. Desenvolvida na fundação Wikimedia, que a utiliza para seus principais projetos, incluindo a Wikipédia, Wikcionário e o Wikimedia Commons, entre outros
O conteúdo é de responsabilidade do solicitante, bem como dos usuários que podem acessar e alimentar as informações da wiki, sendo feito através do login do minha UFMG.
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Quem pode solicitar?
Membro ou órgão da administração central
Atendimento da solicitação de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.