Processos

Os processos organizacionais são uma sequência de atividades relacionadas entre si, que podem envolver pessoas, procedimentos, equipamentos, sistemas e informações.

A execução de um processo visa transformar as entradas em produtos ou serviços para o atendimento de demandas, ou seja, o processo é o meio pelo qual toda organização busca atingir seus objetivos.

A gestão de processos (Business Process Managment – BPM) consiste em um conjunto de práticas que visam o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais. Através da gestão é possível propor melhorias e obter processos mais claros e definidos, mensurar os resultados, melhorar a distribuição dos recursos, tomar decisões de forma mais rápida, além de reduzir custos.

Na gestão de processos existe a necessidade de representá-los. Para isso, existem diversas notações tais como fluxograma, VSM (Value Stream Mapping), BPMN (Business Process Model and Notation), entre outras. A notação é um conjunto de símbolos e ícones padrões usados para desenhar os processos e facilitar sua compreensão.

Diante da relevância e dos seus potenciais benefícios, a DTI tem investido em ações internas tais como o incentivo à modelagem e melhoria de processos de negócio, a normatização de padrões de modelagem, o estudo de ferramentas para modelagem e, primordialmente, a disseminação da cultura de processos.

Dentre as notações existentes, a DTI optou por estudar e utilizar a BPMN por ser uma linguagem gráfica, com semântica e gramática bem definidas para os seus símbolos e que possui vasta documentação disponível.

Para permitir maior conhecimento sobre o assunto, listamos abaixo algumas fontes e materiais informativos:

Guia simplificado de boas práticas em modelagem
Bizagi Modeler
Association of BPM Professionals – Brasil
Object Management Group