Segurança da Informação

A Segurança da Informação envolve proteger as informações, sistemas, recursos e outros ativos contra desastres, problemas e manipulação indevida, para reduzir as chances e impactos de incidentes de segurança.

A partir da implementação de controles, políticas, processos, procedimentos, estruturas organizacionais, hardware, software e boas práticas, a Segurança da Informação visa garantir a continuidade dos serviços e sistemas e a mitigação das vulnerabilidades.

É um trabalho desafiador que exige atenção aos detalhes técnicos ao mesmo tempo em que se faz necessária conscientização por parte de todos.

No âmbito da DTI, foi definida equipe multidisciplinar para identificar e planejar as ações necessárias à gestão da segurança da informação nos processos sob sua responsabilidade.

Em conformidade com o Decreto nº 9.637, de 26 de dezembro de 2018, que instituiu a Política Nacional de Segurança da Informação, está instituído na UFMG o Comitê Gestor da Segurança da Informação (CGSI), conforme a Portaria nº 7590, de 19 de setembro de 2022 do Gabinete da Reitoria. Em 26 de setembro de 2022, o Comitê de Governança Digital aprovou a Política de Segurança da Universidade Federal de Minas Gerais (POSIN-UFMG), conforme o Ofício nº 1117, de 11 de outubro de 2022 do Gabinete da Reitoria.

Para permitir maior conhecimento sobre o assunto, recomendamos a leitura de materiais que tratam do tema. Como sugestão, indicamos as cartilhas produzidas pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) e a página do Departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência. Recomendamos também a página do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital.