Histórico da DTI

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) foi criada em 1998, no início da gestão do Reitor prof. Francisco César de Sá Barreto, com o nome de Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI). O seu primeiro diretor foi o professor Márcio Luiz Bunte de Carvalho.

A ATI foi criada com o objetivo de unificar as políticas de tecnologia da informação da Universidade, além de traçar e implementar ações estratégicas nesta área. Na gestão posterior, da profa. Ana Lúcia de Almeida Gazola, recebeu a nomenclatura de DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação.

Quando da criação da ATI um dos objetivos foi alinhar e unificar a gestão do o Laboratório de Ciência da Computação (LCC), órgão suplementar voltado à computação científica, com a do Centro de Computação (CECOM), órgão auxiliar voltado a gestão executiva da TI institucional.

Posteriormente, na gestão do Reitor prof. Jaime Arturo Ramírez, em 2017, o LCC deixou de estar vinculado à DTI e retornou à sua posição de órgão suplementar vinculado à Reitoria.
Em julho de 2020 a DTI foi oficializada como órgão auxiliar e absorveu a estrutura organizacional do Centro de Computação (CECOM), que deixou de existir.

Gestões da DTI:

– 1998-2002 – prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho – Reitor: prof. Francisco César de Sá Barreto

– 2002-2006 – prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho – Reitora: profa. Ana Lúcia Almeida Gazola

– 2006-2010 – prof. Paulo Fernando Seixas – Reitor: prof. Ronaldo Tadeu Pena

– 2010-2012 – prof. Luciano de Errico – Reitor: prof. Clélio Campolina Diniz

– 2012-2014 – prof. Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua – Reitor: prof. Clélio Campolina Diniz

– 2014-2018 – prof. Diógenes Cecílio da Silva Júnior – Reitor: prof. Jaime Arturo Ramírez

– 2018 – prof. Dorgival Olavo Guedes Neto (diretor) e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (diretor adjunto) – Reitora: profa. Sandra Regina Goulart Almeida

Histórico do CECOM

O início das atividades no campo da computação na UFMG foi marcado, em 1967, pela aquisição de um sistema IBM-1130. No mesmo ano foi criado o Centro de Processamento de Dados, alugando-se um computador IBM-1401 destinado ao processamento dos serviços administrativos da Universidade.

Em 04 de novembro de 1970, a Portaria no. 569 instituiu o Centro de Computação (CECOM) em substituição ao Centro de Processamento de Dados, que só foi inaugurado em fevereiro de 1971.

O objetivo foi criar um órgão que exercesse atividades mais ligadas ao ensino e à pesquisa, deixando o processamento do serviço administrativo da Universidade a cargo de um setor próprio, que era o Serviço de Mecanização Administrativa (SMA). Pouco tempo depois, o CECOM incorporou as atividades e a equipe do SMA.

Com o grande aumento da demanda por serviços e projetos no campo da computação, uma nova reformulação ocorreu em 1978. Nesse ano foi criado o Departamento de Ciência da Computação (DCC), com a função de conduzir as atividades acadêmicas ligadas ao ensino, pesquisa e extensão.

Em 1983, foi criado o Laboratório de Computação Científica (LCC) com a finalidade de apoiar a utilização acadêmica dos recursos computacionais, ficando o CECOM responsável pelo gerenciamento de todo o serviço de informatização administrativa da Universidade.

Para coordenar e articular as atividades executadas por CECOM e LCC, foi criada em 1998 a ATI, hoje denominada Diretoria de Tecnologia da Informação.