14 anos do Espaço: ingressos gratuitos para o Planetário neste fim de semana – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | 14 anos do Espaço: ingressos gratuitos para o Planetário neste fim de semana

Um presente para o público: Espaço do Conhecimento UFMG celebra seus 14 anos com ingressos gratuitos para as Sessões de Planetário no fim de semana de aniversário

Nos dias 23 e 24 de março, os visitantes poderão comemorar acessando gratuitamente dez exibições no Planetário do museu

18 de março de 2024

Em 14 anos, o planeta Saturno terá percorrido quase metade de sua órbita solar, enquanto Vênus terá realizado apenas 21 rotações ao redor de seu eixo. Nesse mesmo período, o Espaço do Conhecimento terá celebrado 5.113 dias de existência. Desde sua inauguração em 21 de março de 2010, o museu recebeu uma constelação de mais de 790 mil pessoas, reafirmando seu compromisso como disseminador das diversas formas de conhecimento e servindo como ponte entre a Universidade e a sociedade, a partir de suas atividades de divulgação científica, cultural e artística.

Para celebrar este momento especial, durante o final de semana de seu aniversário, nos dias 23 e 24 de março (sábado e domingo), o Espaço do Conhecimento estenderá um convite especial aos visitantes: ingressos gratuitos para as sessões de astronomia em uma experiência de Planetário única em Minas Gerais! Sibelle Diniz, diretora do museu, destaca que a iniciativa visa atrair aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de explorar o Espaço do Conhecimento. “Esperamos que, após essa experiência, os visitantes se sintam motivados a voltar acompanhados de amigos, familiares e escolas, para continuarem desfrutando das atividades e conteúdos oferecidos!”.

Os ingressos para as sessões de Planetário serão emitidos no dia da atividade, uma hora antes de cada exibição. Cada sessão possui a capacidade total de 65 pessoas. A retirada de bilhetes será individual, mediante disponibilidade.

Planetário

No Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, o público tem uma visão de 180º x 360º: todo o ambiente se transforma em uma espécie de cinema imersivo, com sensação de profundidade e total envolvimento. A sala conta com um projetor analógico e dois projetores digitais. Em um domo de 9 metros de diâmetro, o encontro dessas tecnologias permite a realização de sessões comentadas pela equipe de Astronomia do museu e sessões de filmes digitais fulldome. A experiência do ambiente contém estímulos visuais, sonoros e é recomendado o uso de agasalho.

Programação de Sessões

SÁBADO
13h – Alvorecer da Era Espacial
14h – Da Terra ao Universo
16h – Era Uma Vez no Céu (sessão comentada)
18h – O Céu da Região Metropolitana de BH (sessão comentada)
19h – O Segredo do Foguete de Papelão
20h – Dois Pedacinhos de Vidro

DOMINGO
11h – Dois Pedacinhos de Vidro
13h – Arqueoastronomia Maia
14h – O Segredo do Foguete de Papelão
16h – A Lua e o Zodíaco (sessão comentada)

Serviço: Um presente para o público: Espaço do Conhecimento UFMG celebra seus 14 anos com ingressos gratuitos para as Sessões de Planetário no fim de semana de seu aniversário

Quando:

23 de março (sábado), às 13h, 14h, 16h, 18h, 19h e 20h

24 de março (domingo), às 11h, 13h, 14h e 16h

Ingressos: Gratuitos, emitidos 1h antes de cada exibição

Vagas: 65 bilhetes por sessão (10 exibições)

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários – Belo Horizonte)

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.