Confira a programação de janeiro e fevereiro da Mostra Universidade Cidade! – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Confira a programação de janeiro e fevereiro da Mostra Universidade Cidade!

Espaço do Conhecimento UFMG divulga detalhes da programação de janeiro e fevereiro da Mostra Universidade Cidade

A mostra, realizada em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, contemplará todas as regionais da cidade

Mostra Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade, aberta no dia 12 de dezembro de 2020, se estenderá até 7 de fevereiro de 2021, com uma programação ampla e diversa, que contempla todas as regionais de Belo Horizonte. A Mostra é uma realização do Espaço do Conhecimento UFMG, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, contando com o patrocínio do Instituto Unimed BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. O seu objetivo é promover o diálogo, a conexão, a interlocução e o compartilhamento entre cidadãs e cidadãos de Belo Horizonte, a partir da produção material e imaterial acumulada nos diversos territórios (Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte), na academia (UFMG), e decorrente do encontro entre os saberes.

Programação de janeiro (04 a 31/01)

Projeções

Todos os dias, às 19h30 e às 20h30 – Projeções na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários)

Sábados e domingos, às 19h30 – Projeções em Centros Culturais municipais e outros espaços públicos nas regionais Norte, Nordeste, Barreiro, Oeste, Pampulha, Venda Nova, Noroeste e Leste:

Centro Cultural Pampulha (09/01)
Centro Cultural Salgado Filho (10/01)
09/01 – Centro Cultural Pampulha
10/01 – Centro Cultural Salgado Filho
Atenção: devido à intensificação das medidas de prevenção à Covid-19, comunicamos a suspensão das projeções da Mostra Universidade Cidade nos Centros Culturais municipais, a partir do dia 16/01. Essa programação será realizada em período oportuno, a ser divulgado posteriormente. Enquanto isso, os conteúdos preparados pelos parceiros da Mostra podem ser vistos no site www.ufmg.br/espacodoconhecimento/mostrauniversidadecidade. As demais atividades programadas para os meses de janeiro e fevereiro permanecem inalteradas.

Mostrinha

3as feiras, às 17h – oficinas para o público infanto-juvenil (a partir de 8 anos), realizadas no Zoom. São 18 vagas em cada oficina e crianças até 12 anos devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Serão selecionados os dois primeiros inscritos residentes em cada uma das 9 regionais de BH). Inscrições já abertas pela página https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/mostrauniversidadecidade/mostrinha.

05/01 – Mirantes – oficina de postais
12/01 – No meio do caminho tinha uma história…
19/01 – Do meu jardim para o mundo
26/01 – Giz e Traço

Contar Histórias

4as feiras, às 17h – Lives no YouTube com conteúdos literários apresentados pelas equipes da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte.

06/01 – Degustação Poética (leituras de Cora Coralina) – Equipe da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte
13/01 – Do terror ao riso na literatura brasileira – Equipe da  Biblioteca do Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira
20/01 – Leituras de Conceição Evaristo – Equipe da  Biblioteca do Centro Cultural Vila Santa Rita
27/01 – Do chapéu à fita – os muitos modos de contar uma história (leitura do conto “Fita verde no cabelo”, de Guimarães Rosa) – Equipe da  Biblioteca Centro Cultural Salgado Filho

Descobrindo o Céu

5as feiras, às 17h – Lives no YouTube  conduzidas pelo Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG

07/01 – História da Astronomia em Belo Horizonte
14/01 – O céu perdeu estrelas? É a poluição luminosa!
21/01  Astronomia e Belo Horizonte: elementos pelas ruas da cidade
28/01 – Grupos de Astronomia em Belo Horizonte

Lives dos Centros Culturais Municipais

6as feiras, às 19h30 – Apresentações artísticas dos Centros Culturais, no YouTube, com a participação de artistas dos diversos territórios da cidade, com bate papo e transmissão ao vivo.

08/01 – Gestos e afetos criativos, com Cia Badetes, Duo Afio, Victor Guerra, Rolim, Cia Mineira de Teatro e Henrique Manara
15/01 – Entre cordas, peles, teclas: manifestos musicais, com Marimbando, 80 Rock, Cia Agnes e Super Pamp
22/01 – Infância, afeto e urbanidade, com Cia Gaveta Caída, Wilma de Oliveira, Circo do Sufoco, Cia El Indivíduo e Quintal da Guegué
29/01 – Dirias à Live, com Léo Dirias

Programação de fevereiro (01 a 07/02)

Projeções

Todos os dias, às 19h30 e às 20h30 – Projeções, na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, de registros da Mostra, enviados pelo público – Praça da Liberdade, 700, Funcionários

Lives dos Centros Culturais Municipais

05/02, 6a feira, às 19h30, no YouTube – Periférico Rap – Live com os MCs dos Centros Culturais Alto Vera Cruz, Pampulha, Urucuia e Jardim Guanabara, com bate papo e exibição de vídeos gravados.

Serviço:

Mostra Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade

Quando: de 12 de dezembro de 2020 a 7 de fevereiro de 2021

Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários),  Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro) e oito Centros Culturais da PMBH (nas regionais Norte, Nordeste, Barreiro, Oeste, Pampulha, Venda Nova, Noroeste e Leste); e também no canal www.youtube.com/espacoufmg, no Instagram @espacoufmg e no site da mostra: www.ufmg.br/espacodoconhecimento/mostrauniversidadecidade.

Classificação: livre