Mesa-redonda sobre os bastidores da Sertão Mundo, na Semana Rosiana – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Mesa-redonda sobre os bastidores da Sertão Mundo, na Semana Rosiana

Espaço do Conhecimento UFMG promove Roda de Conversa durante a 33ª Semana Rosiana

A roda de conversa sobre os bastidores da nova exposição do Espaço do Conhecimento UFMG, “Sertão Mundo” acontece neste sábado, dia 17 de julho, no YouTube.

Nesta semana, o Museu Casa Guimarães Rosa, de Cordisburgo/MG, está realizando a 33ª Semana Rosiana, com o tema “Ave, Palavra”O Espaço do Conhecimento UFMG apoia o evento e participa da programação com uma roda de conversa que revela os bastidores da montagem de sua nova exposição temporária, “Sertão Mundo”, que será lançada em breve.

A exposição Sertão Mundo foi concebida para o ambiente virtual e tem como referência o Sertão, este lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa. Através de uma viagem pelo Sertão e por suas diferentes interpretações, seja na música, nos bordados, na dança, na culinária, nos brinquedos e brincadeiras, nas sonoridades, nas artes visuais ou na literatura, a exposição pretende revelar ao visitante desdobramentos do universo rosiano. Ressalta-se o caráter educativo e cultural das instalações e de toda a exposição.

A curadoria é de Claudia Campos Soares (professora da Faculdade de Letras da UFMG), Dânia Lima (arquiteta e assessora do Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG); Diomira Ma.C.P.Faria (professora do Instituto de Geociências da UFMG e Diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG); e Maurício Gino (professor da Escola de Belas Artes da UFMG e Coordenador do Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG). Sertão Mundo tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e o apoio da Aliança Francesa, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP), da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, do Museu Casa Guimarães Rosa e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a cessão de acervo do Museu de Arte da Pampulha – MAP.

A mesa-redonda “Sertão Mundo: bastidores da montagem na nova exposição virtual do Espaço do Conhecimento UFMG” acontece neste sábado, dia 17 de julho, às 18h30, no canal de YouTube do Espaço do Conhecimento UFMG (www.youtube.com/espacoufmg). O evento contará com a presença dos curadores da exposição, dos professores do projeto de extensão da UFMG Cartografia Roseana, Prof. Sergio Donizete e Profa. Marlette Menezes, e da coordenadora do Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG, Profa. Junia Ferrari. A mediação será de Alexandre Milagres, Diretor de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e de Ronaldo Alves, coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa.

Acompanhe também o podcast da Semana Rosiana, editado pelo Espaço do Conhecimento UFMG. Após o sucesso da  temporada 2020, que teve como tema “O Bem e o Mal na obra de Guimarães Rosa”, a segunda temporada, “Ave, Palavra”, foi lançada no dia 12 de julho e está disponível no Spotify e em outras diversas plataformas de streaming. A programação completa da 33ª Semana Rosiana e os episódios da segunda temporada do podcast estão disponíveis neste link: https://linktr.ee/MuseuCasaGuimaraesRosa.

Serviço:
33ª Semana Rosiana  – Mesa-redonda Sertão Mundo: bastidores da montagem na nova exposição virtual do Espaço do Conhecimento UFMG
Quando: 17 de julho de 2021, sábado, às 18h30
Onde: Canal de YouTube do Espaço do Conhecimento UFMG (www.youtube.com/espacoufmg)

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, que é gerenciado pela Secretaria de Cultura e Turismo do Minas Gerais, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo do Estado. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.