Ação Contra a Mudança Global do Clima – Espaço do Conhecimento UFMG

visite | BLOG | Ação Contra a Mudança Global do Clima

Ação Contra a Mudança Global do Clima

28 de setembro de 2021

Todos países do mundo, independente de sua relevância política, econômica ou geográfica enfrentam os problemas causados pelas mudanças de clima. Não há exceções. De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, cerca de 58% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil são relativas a queimadas e desmatamento. Por isso, preservar os biomas da nossa nação  (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampas e Mata Atlântica), é um enfrentamento direto à mudança global do clima.

Tendo como mote principal a urgência em tomar medidas para combater as mudanças climáticas e seus impactos no mundo, o 13° objetivo da ONU se relaciona diretamente com a dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável. Para além dele, outros 16 objetivos abrangem também os âmbitos social e econômico. Saiba mais sobre eles aqui.

Créditos: ONU Brasil

Não é novidade para nenhum de nós. As ações de queimas de combustíveis fósseis (nos automóveis, indústrias e usinas termelétricas), as queimadas, o  desmatamento e a poluição agropecuária, causada pelo excesso de criação de animais ruminantes, estão diretamente associadas à emissão de gases de efeito estufa no planeta. Tais impactos causados pelo homem são identificados como mudanças climáticas antropogênicas, e elas se intensificaram a partir do final do século 18, na Revolução Industrial.

Na pesquisa publicada pela revista Nature Climate Change, o aquecimento global iniciou-se há cerca de 180 anos, isto é, muito antes do que se acreditava. Os impactos da revolução industrial no modo de produção foram os primeiros indícios do futuro a se aguardar. Alguns anos após, na segunda metade do século 20, a expansão da produção industrial e da produção de energia gerou um aumento ainda maior na emissão de gases, e as décadas de 1990 e 2000 foram as mais quentes registradas desde os últimos 1.000 anos.

De acordo com estudos da revista Nature Climate Change, o Urso Polar pode ser extinto até 2100. As Mudanças climáticas são a principal ameaça para a espécie. Créditos: Getty Image

Com o passar dos anos, o progresso do impacto no clima tem crescido expressivamente, e as projeções do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas  (IPCC) indicam que nos 100 anos seguintes a temperatura média global poderá aumentar  entre 1,8°C e 4,0°C, além do significativo aumento do nível médio do mar,  entre 0,18 m e 0,59 m, afetando drasticamente as atividades humanas e os ecossistemas terrestres.

Uma das metas de urgência da ONU para esse objetivo é mobilizar 100 bilhões de dólares por ano, até 2020, ajudando  os países em desenvolvimento no plano de mitigação de desastres relacionados ao clima.

Veja todas as metas criadas pelas Nações Unidas para. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos até o ano de 2030:

13.1 Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países

13.2 Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais

13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima

13.a Implementar o compromisso assumido pelos países desenvolvidos partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] para a meta de mobilizar conjuntamente US$ 100 bilhões por ano a partir de 2020, de todas as fontes, para atender às necessidades dos países em desenvolvimento, no contexto das ações de mitigação significativas e transparência na implementação; e operacionalizar plenamente o Fundo Verde para o Clima por meio de sua capitalização o mais cedo possível

13.b Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz, nos países menos desenvolvidos, inclusive com foco em mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas.

[Texto de autoria de Fernando Silva, bolsista do Núcleo de Comunicação e Design]

Para saber mais:

Plataforma Agenda 2030 – Objetivo 13

PNUD no Mundo – Objetivo 13: Ação contra a mudança global do clima

INPE – O que são Mudanças Climáticas?

Gases de ruminantes causam efeito estufa

Estudo revela que aquecimento global começou há 180 anos