Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Acabar com a pobreza, proteger o meio-ambiente e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Essas são algumas das metas desafiadoras propostas pela Organização das Nações Unidas para o mundo, nos próximos nove anos. Mas, como alcançá-las? Pensando em criar propostas concretas para atingir esse propósito, foram criados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS.

 

Como surgiram os ODS? 

No ano 2000, os países membros da ONU propuseram os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecendo metas para o período entre 2000 e 2015. Foram alcançados avanços consideráveis na redução da pobreza global, no acesso à educação e à água potável. Com o sucesso dessa primeira empreitada, permaneceu o desejo de dar continuidade ao trabalho já realizado, traçando novas metas para os próximos 15 anos. Os ODS são, então, os sucessores dos Objetivos do Milênio.

 

Durante a Rio+20, conferência das Nações Unidas realizada no Rio de Janeiro, em junho de 2012, os 193 Estados membros da organização discutiram o desenvolvimento sustentável, ou seja, uma forma de evoluir atendendo às necessidades da geração atual, sem comprometer a existência das gerações futuras. Foi nessa ocasião que surgiram os ODS, um plano de ação com 17 objetivos globais para serem cumpridos até o ano de 2030, a fim de que todos os países cresçam e cooperem nessa agenda de sustentabilidade.

Fonte: Organização das Nações Unidas – ONU Brasil

 

Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura.

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. 

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. 

Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. 

Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. 

Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Os 17 ODS contemplam as três dimensões do desenvolvimento sustentável. Créditos: Johann Dréo/Translator Alchimista

 

Os 17 Objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Cada um deles compreende uma série de metas, e todos os países que assinaram o documento em 2012 se comprometeram a torná-las viáveis nos próximos anos. São 169 metas no total, que listam tarefas a serem cumpridas pelos governos, a sociedade civil, o setor privado e todos cidadãos na jornada coletiva para um 2030 sustentável.

 

São proposições um tanto quanto desafiadoras e ambiciosas, não é mesmo? Você ficou interessado em saber mais sobre a importância de cada objetivo, quais são as suas metas específicas, como podemos contribuir para que elas sejam alcançadas, e qual é a atual situação delas no Brasil e no mundo? Então siga acompanhando o Blog do Espaço! A cada mês, vamos abordar e discutir 2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em textos publicados aqui.

 

Em 2021, o Espaço do Conhecimento também preparou uma série de atividades relacionadas ao tema, então siga nos acompanhando nas redes sociais para mais informações!

 

Para saber mais:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: https://www.unicef.org/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel

Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: https://odsbrasil.gov.br/

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: http://www.agenda2030.org.br/sobre/

 

[Texto de autoria de Gabriela Sorice, assistente do Núcleo de Comunicação]