História da Televisão – Espaço do Conhecimento UFMG

visite | BLOG | História da Televisão

História da Televisão

18 de janeiro de 2022

Presente em mais de 96% das casas brasileiras, segundo dados de 2019 do “Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC” do IBGE, a televisão é um dos meios de comunicação mais utilizados no Brasil. Apesar do crescimento de outras mídias, como internet e todas as suas plataformas multimídia online, a TV continuou soberana no território nacional.

Começou como um produto que somente ricos podiam adquirir, em preto e branco e sem controle remoto e passou a ser mais acessível, colorida e, nos dias atuais, controlável até pela voz. A televisão mudou a forma de consumo. Mas como é a sua invenção?

Voltando ao passado

Criada oficialmente no século XX, a tecnologia televisiva surgiu a partir de diversos estudos iniciados desde os anos de 1800. A descoberta do selênio em 1817, a transmissão de imagens pelo mesmo elemento químico, em 1884, e o surgimento do rádio, tema já abordado aqui no Blog do Espaço, em 1896. Tudo isso ajudou e motivou o escocês John Baird a transmitir imagens de um ponto a outro.

Engenheiro escocês John Baird, o primeiro a construir um sistema de televisão viável, transmitindo, pela primeira vez, em fevereiro de 1924. (Reprodução/Royal Television Society)

Após seus estudos, apresentou o aparelho, em 1926, para um grupo de cientistas que estavam reunidos em Londres. Entretanto, Baird é pouco lembrado na história da televisão. Apesar de sua tecnologia ter sido adotada pela BBC, outro modelo, com transmissão de imagem por via eletrônica, chamou mais atenção.

Philo Farnsworth, em 1927, criou a forma de televisão que conhecemos hoje. Contudo, assim como na história do rádio, a briga pelo título de inventor também ocorre aqui. Vladimir Zworykin é outra figura que também entra como um possível inventor, inclusive possuía a patente que lhe rendeu um contrato com a gigante do rádio estadunidense, a RCA.

As primeiras transmissões surgem ao longo de 1930, com o desenvolvimento das técnicas apresentadas. Poucas pessoas tinham acesso, afinal, o rádio era o meio predominante na época e o valor da televisão era bem caro.

A BBC, já citada, foi a pioneira em realizar a primeira transmissão de um programa. A Inglaterra, também por meio da BBC, em 1936, atingiu cerca de 50 mil pessoas com a cerimônia de coroação do Rei George VI. Nos Estados Unidos, o seu início se dá com a transmissão do discurso do presidente Roosevelt na Feira de Amostras de Nova Iorque, em 1939.

Com a 2ª Guerra Mundial, somente a Alemanha continuou as transmissões na Europa. Enquanto isso, nos Estados Unidos, a NBC instituía a televisão como meio de comunicação, e a RCA a produzir o Orticon, primeiro tubo de televisão a ser produzido em escala industrial, a partir de 1945.

Contexto brasileiro

Já falamos de Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, mas e o Brasil? A televisão brasileira chegou em 1950, com o jornalista Francisco de Assis Chateaubriand, o Chatô, que trouxe a TV Tupi. A primeira transmissão ocorreu na sede do Diários Associados. Além do transmissor, Chatô importou dos Estados Unidos duzentas televisões. Isso tudo, claro, em preto em branco, mas não só aqui, em todo o mundo.

A TV Tupi realiza sua primeira transmissão com Chatô, proprietário e precursor da televisão no Brasil. (Foto: Reprodução)

Em 1954, pela primeira vez, as cores puderam ser vistas pelo televisor, por meio da tecnologia utilizada pela NBC. No Brasil, em 1963, as cores chegaram, com uma transmissão experimental, e, oficialmente, em 1972, com a transmissão da festa típica de Porto Alegre, pela TV Difusora.

E com as cores, veio o sinal analógico, a TV a cabo, a TV digital, as imagens com mais qualidade e a possibilidade de ver eventos e acontecimentos do mundo inteiro na televisão. A evolução tecnológica da televisão o tornou o meio de comunicação mais consumido da atualidade.

[Texto de autoria de Thiago Peruch, estagiário de som do Núcleo de Comunicação e Design]