Cosmo… o quê? – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Cosmo… o quê?

Conheça as cosmogonias, mitos sobre o surgimento do mundo e do ser humano

 

Desde os tempos mais remotos, o ser humano tenta entender a origem de tudo: de onde viemos? Para onde vamos? Como surgiu o universo?

Muito antes de a ciência entrar em campo, cada povo acreditava e perpetuava histórias que davam sentido à nossa existência. Assim, surgiram as cosmogonias!

O termo tem origem de duas palavras gregas: cosmos, que quer dizer universo, e gignomai, que remete a nascimento. Trata-se de um relato que explica a criação e a ordem do mundo e, ao mesmo tempo, o surgimento dos seres humanos.

As cosmogonias refletem a cultura e o momento histórico. Muito além de resolver questões existenciais, elas estabelecem ordens de poder e códigos de conduta, sendo parte da identidade e da coesão social de um grupo.

 

Múltiplas crenças

 

Os ocidentais estão muito familiarizados com a cosmogonia judaico-cristã, que aponta Deus como criador de tudo e Adão e Eva como os primeiros seres humanos. Outra cosmogonia famosa por aqui é a greco-romana: os deuses do panteão povoam nosso imaginário até hoje, mesmo séculos após o fim do império. Há narrativas, no entanto, não tão conhecidas assim. O povo maia, que habitou a América Central, acreditava que deuses criaram o ser humano a partir de um milho sagrado. Já para os yorubás, oriundos de onde hoje está a Nigéria, o mundo surgiu de uma trama envolvendo orixás.

 

 

Religião e filosofia

 

Essas ideias acabaram dando origem a religiões e ao pensar filosófico. As religiões grega e egípcia, por exemplo, começam com um caos primordial de onde surgem deuses, responsáveis pela criação do mundo e dos seres humanos. Já na filosofia, os pré-socráticos tentaram explicações mais racionais. Tales de Mileto pensou a água como elemento básico e fundador de todas as coisas.

 

Da cosmogonia à cosmologia

 

 

Diferentemente das cosmogonias, as cosmologias são narrativas escritas e têm um autor. São menos figurativas que as cosmogonias e mais conceituais, abstratas e sistemáticas. Como na abordagem científica, buscam desvendar metodicamente os princípios e as leis da natureza que atuariam desde sempre e sem interferências divinas.

 

Cosmogonias no Espaço do Conhecimento UFMG

O museu tem uma seção totalmente dedicada às cosmogonias na exposição Demasiado Humano. Além de ver cenários feitos totalmente em papel sobre essas narrativas, você pode ouvi-las na língua originária. Veja como visitar aqui.