A Cosmogonia Grega – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | A Cosmogonia Grega

A Cosmogonia Grega

 

Se você já passeou pelo Blog do Espaço ou visitou a exposição Demasiado Humano, provavelmente já ouviu falar das cosmogonias. O termo vem do grego e, traduzindo e simplificando, é uma forma de explicar como o universo surgiu. Pegando carona na origem da palavra, este texto vai falar com mais detalhes sobre a cosmogonia grega, ou seja, como os gregos explicavam o surgimento do universo.

 

Muitas pessoas conhecem os deuses gregos, como os irmãos Zeus, Poseidon e Hades. Mas nem todos conhecem seus antepassados ou como começou o universo segundo a tradição grega. Na verdade, existe um longo caminho antes de chegarmos aos deuses mais conhecidos.

 

 

No início, tudo era Caos

O início de tudo era o chamado Caos, onde não havia nada. Quando o Caos tomou consciência de sua existência, ele vibrou de forma diferente no vazio, e dele surgiu Nix, a Noite. Ao mesmo tempo, nasceu também seu irmão Érebo. Nix consistia nas trevas superiores e Érebo, nas trevas inferiores. 

 

O Amor, a Terra e o Céu

De Nix e, por consequência, do Caos, surgiram muitas coisas. Uma delas foi o Amor, e a sua forma foi Eros. De Nix também nasceram Gaia, a Terra, e Urano, a abóbada celeste. Estas duas divindades possuíam corpos astrais e dessa forma puderam ser um casal, de cuja união nasceram seus filhos, os Titãs e as Titânides.

 

Titãs e Titânides

Ao todo, eram doze os filhos e filhas de Gaia e Urano: os Titãs eram Oceano, Crio, Ceos, Hiperião, Jápeto e Cronos. As Titânides, Téia, Réia, Têmis, Mnemosina, Febe e Tétis. Cada um deles deu forma a um elemento de nosso planeta, sendo todos muito antigos e poderosos. Gaia e Urano tiveram também outros filhos, e esses, diferentes dos primeiros, não eram tão belos e bem vistos. Eram os ciclopes e os gigantes de cem braços

 

A revolta de Cronos

Urano não queria proximidade com seus filhos, por isso os confinou nas entranhas de Gaia. Com a ajuda de sua mãe, o titã mais novo, Cronos, conseguiu se opor à tirania do pai. Gaia criou uma foice para Cronos que, com ela, conseguiu acabar com o reinado de Urano.

 

Esculturas de Urano e Gaia

 

A ascensão de Zeus

Esse, entretanto, não foi o começo de uma era de prosperidade. Com medo de que seus filhos, com sua esposa Réia, tomassem o poder, Cronos engole um a um logo que nascem. Cansada disso, Réia recorre a Gaia com seu filho mais novo e juntas elas conseguem enganar o poderoso titã. No lugar do filho mais novo, lhe entregam uma pedra e o escondem em uma ilha. 

 

Esse filho era Zeus. Ele cresceu e, quando atingiu a maioridade, conseguiu libertar seus irmãos deuses da barriga de seu pai. Juntos, travaram uma guerra contra os titãs que durou alguns anos, e por fim venceram. 

 

Zeus

 

Deuses e senhores do mundo

Com o fim da guerra, os deuses passaram a governar o mundo, cada um cuidando de uma parte. Zeus, como senhor dos céus e da parte terrestre. Poseidon, como senhor dos mares. E Hades, como senhor do submundo.

 

Poseidon

 

Existem muitos outros deuses e muitas outras histórias. Uma infinidade delas. A tradição grega conta e explica muitos acontecimentos e fenômenos que conhecemos de uma forma diferente e mitológica, o que a torna muito interessante. Conhecer mais sobre ela é muito enriquecedor e você pode fazer isso de diversas formas.

 

Para saber mais:

 

[Texto de autoria de Tamires Batista Silveira, mediadora do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade]

 

Toda 3ª e 5ª tem texto novo aqui no Blog do Espaço! Inscreva-se também em nossa Newsletter e não perca nenhuma novidade do Espaço!