Conheça três mistérios do oceano! – Espaço do Conhecimento UFMG

visite | BLOG | Conheça três mistérios do oceano!

Conheça três mistérios do oceano!

22 de fevereiro de 2022

Embora o oceano ocupe aproximadamente 71% da superfície terrestre e corresponda a uma área de 361 milhões de quilômetros quadrados, muitos aspectos da vida marinha e de ocorrências em alto mar permanecem inexploradas, uma vez que só desbravamos cerca de 10% do oceano após 200 metros de profundidade.

Enquanto algumas lendas sobre criaturas apavorantes que viveriam no fundo do mar já foram desmentidas, muitos não conseguem resistir à tentação do desconhecido. Ainda há muito a ser descoberto em relação às águas de nosso planeta, mas, enquanto isso, os mistérios do oceano não deixam de intrigar intelectuais e curiosos que buscam respostas para o que é, até então, inexplicável.

1 – Bloop

Retratado diversas vezes como entretenimento nas mídias populares e até recebendo um lugar no documentário “Sereias: O Corpo Encontrado”, produzido pela Animal Planet e pelo Discovery Channel, foi denominado “Bloop” o som de frequência ultra baixa e de difícil alcance captado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) em 1997 perto da parte litorânea do Chile. O som conseguia ser escutado a 5000 km de distância e o seu volume alarmou muitos que vieram a conhecer esse fenômeno. No entanto, o Bloop nunca foi ouvido novamente.

Estudiosos da área de criptozoologia afirmaram que o som corresponderia ao ruído de uma criatura viva. Mas, para que isso fosse possível, o animal em questão teria que ser significativamente maior que a baleia azul, o maior animal conhecido na Terra. Outros atribuem sua origem às máquinas, mas o volume do Bloop seria difícil de reproduzir, mesmo que a frequência fosse a mesma. O Bloop permaneceu um mistério até 2012, quando cientistas confirmaram que este teria sido produzido por icequakes, ou o descolamento de geleiras da Antártica.

Ouça o Bloop clicando aqui!

Registro de frequência -Icequakes (Bloop)

2 – Yonaguni

A alguns quilômetros da ilha de Yonaguni, no Japão, encontram- se os restos submersos de uma antiga civilização que teria sido coberta por água após um terremoto desastroso. O território virou alvo de pesquisas e expedições quando, em 1985, um mergulhador se deparou com as estruturas de pedra e ruínas de uma cidade fantasma. Foram localizadas enormes formações rochosas em formatos geométricos e estruturas que assemelham muito às pirâmides aztecas e maias. Alguns se certificam que aquilo foi criado pelo homem, outros, como pesquisadores da Universidade de Boston, declaram que tais estruturas são casos de “geologia básica”. No entanto, intelectuais da área argumentam que a erosão, por si só, não seria capaz de criar estruturas quadradas e retangulares. A maioria do que sabemos sobre Yonaguni não passam de especulações, sendo, assim, um mistério ainda a ser desvendado.

(Ruínas Yonaguni – Fonte: skdesu)

3 – Triângulo das Bermudas

Na lista, não poderia faltar o líder em teorias da conspiração e o que foi, por muito tempo, o maior mistério do oceano. Todos já ouvimos falar do Triângulo das Bermudas, um território específico na Terra onde aviões e navios simplesmente desaparecem. Situada no Oceano Atlântico entre as ilhas Bermudas, Porto Rico, Fort Lauderdale (na Flórida) e as Bahamas, a região se tornou uma sensação mundial à medida que pessoas criavam teorias e especulações acerca do que, de fato, ocorria no Triângulo das Bermudas.

Ao contrário do que muitos acham, essa não é uma preocupação recente. Histórias sobre essa área começaram há mais de 500 anos, e desde então foram documentados os desaparecimentos de 75 aviões e outras centenas de barcos na aparente zona fatal.

Entre as teorias criadas, foram mencionados extraterrestres, resíduos de cristais da Atlântida, armas antigravidade, túneis do tempo e vórtices da quarta dimensão, mas cientistas já se pronunciaram sobre o caso. Para os céticos, uma grande possibilidade é que a corrente do Golfo, que passa pela região, seria uma potencial causadora de catástrofes naturais, como tempestades, furacões, sismos e tsunamis.

(Porto Rico, Flórida e ilhas Bermudas – Fonte: Portal Today)

A maioria das pessoas, quando falando sobre o oceano, normalmente pensam imediatamente em lulas capazes de afundar navios, tubarões canibais, cobras de 30 metros de comprimento, entre outras criaturas e teorias que são muito conhecidas pelo seu sensacionalismo. Mas é sempre importante lembrar que, embora indubitavelmente interessantes, essas não passam de especulações ou até de obras da imaginação. Enquanto é, de fato, desapontante que não existam predadores capazes de engolir navios inteiros, não percam a esperança. A grande maioria do oceano continua inexplorado. Quem sabe? Talvez, algum dia, descubramos que os fanáticos por teorias da conspiração estavam certos em suas suposições.

[Texto de autoria de Beatriz Cicci, estagiária voluntária do Núcleo de Comunicação e Design]