A cada pôr do Sol, uma nova pintura – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | A cada pôr do Sol, uma nova pintura

A cada pôr do Sol, uma nova pintura: por que o céu fica de cores diferentes?

 

Passamos o dia olhando para um céu azul, e, ao entardecer, uma pintura alaranjada toma conta dessa imensidão. Se o Sol, nossa estrela, emite sempre um mesmo tipo de luz, por que o céu muda de cor?

 

A cor que vemos no céu segue a mesma lógica da que enxergamos nos objetos. Elas são determinadas pelo comprimento de onda dos raios luminosos que suas moléculas refletem. Por exemplo, enxergamos o sangue humano na cor vermelha porque ele absorve todas as outras cores, menos o comprimento de onda vermelho. Assim, ele dispersa essa cor! O fenômeno é chamado na física de espalhamento.

 

Céu azul

O Sol emite luz branca para todo o universo. Mas, se olharmos o vácuo nas fotos espaciais, só veremos escuridão. Isso porque não há nenhum elemento para absorver a luz. A atmosfera do planeta Terra é a responsável por dar cor ao nosso céu. Formada principalmente por nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), ela espalha a luz em todas as direções pelos gases e partículas no ar. A luz azul é mais espalhada do que as outras por ter um comprimento de onda menor, fazendo com que enxerguemos essa cor.

 

 

Pôr do sol laranja

Quando a noite começa a cair, o céu ganha tons alaranjados e avermelhados. Isso ocorre porque a luz do Sol precisa percorrer um caminho maior. Ao passar por mais atmosfera, a cor azul é ainda mais espalhada, fazendo com que somente as cores vermelha e laranja consigam chegar até nossos olhos

 

 

Céus extraterrestres

Agora que você já sabe que as cores do céu são determinadas pelas moléculas da atmosfera, já pode responder: o céu dos outros planetas também é azul? Acertou quem respondeu não! A composição das atmosferas é diferente, absorvendo comprimentos de ondas diferentes e compondo aquarelas diferentes!

 

As fotos tiradas de Marte comprovam um céu avermelhado devido à grande quantidade de poeira em sua atmosfera, levantada da superfície por ventos.

 

 

Já Urano e Netuno, que têm metano em suas atmosferas, copiam a Terra em tons azulados!

 

Netuno

 

Quer saber muito mais sobre Astronomia, Física e outros assuntos? Acompanhe os textos do Blog do Espaço e mande sua sugestão de tema por meio das nossas redes!